A Fornalha e os seus três habitantes vão ter festa no sábado

São esperados muitos visitantes

Os três habitantes do sítio da Fornalha, em plena Serra do Caldeirão, no concelho de Loulé, vão ter festa à sua porta no sábado, dia 9.

A Festa da Fornalha terá folclore, gastronomia e acordeão, ingredientes com os quais se espera animar não só os pouco habitantes desta localidade, mas também atrair visitantes.

Os únicos três habitantes da Fornalha, situada em pleno interior do concelho de Loulé, nas profundezas da Serra do Caldeirão, na freguesia de Salir, mas a “olhar” para a freguesia do Ameixial, «anseiam a chegada do mês de Julho para que voltem a ter animação no monte e para que revejam familiares e amigos», descrevem os organizadores da festa.

No sábado, haverá mesas espalhadas nas ruas, «onde os poiais servem de bancos, os quintais de cozinhas improvisadas e os terraços de miradouros».

«Para completar este idílico cenário, não podia faltar a saborosa gastronomia serrana, desde caracóis, porco preto grelhado, comida do tacho ou a tradicional açorda serrana», acrescentam.

Pela «madrugada fora e para animar a malta, nada melhor que um grupo de amigos acordeonistas ao despique, as danças e cantares do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha e o “Balho” com Valter Cabrita».

A entrada é livre.

A festa acontece desde 2016 e está de volta, depois de ter parado durante a pandemia.

«Esperamos que este ano a animação volte com muita gente à Fornalha, tal como nos outros anos. É que nem o facto da estrada ser de terra batida tem sido motivo de “desculpa” para as pessoas não virem à Fornalha. Os cerros aqui à volta ficam cheios de carros por aí espalhados, num sitio destes, aqui no fundo da Serra do Caldeirão. Todos os anos ficamos surpreendidos como é que chega aqui tanta gente», segundo David Nicolau, da organização do evento.

A Festa da Fornalha conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir, Junta de Freguesia do Ameixial e da Rádio Gilão.

 

 



Comentários

pub