A filha e o cineasta de Saramago encontram-se em Portimão para uma conversa no jardim

Iniciativa «Verão Azul» continua este sábado, com mais uma conversa moderada por Carlos Vaz Marques

Violante Saramago Matos, bióloga, analista, professora, escritora, política, pintora, mãe de dois filhos, avó, filha de José Saramago, e Miguel Gonçalves Mendes, autor do filme-documentário «José e Pilar», vão cruzar-se no “Verão Azul” em conversa refrescante, moderada por Carlos Vaz Marques, marcada para sábado, 23 de Julho, às 18h30, no Jardim 1º de Dezembro, em Portimão.

No ano em que se assinala o centenário do seu pai, José Saramago, Violante escreveu o livro «De memórias nos fazemos», dedicado aos tempos de infância vividos com o pai e com a mãe, a artista plástica Ilda Reis.

Por seu lado, durante quatro anos, Miguel Gonçalves Mendes filmou José Saramago e Pilar del Río, na intimidade de Lanzarote, em viagens de trabalho por todo o mundo, em festas com os amigos e a família. Desse intenso registo resultaram, primeiro, o filme, “José e Pilar”, e depois, um livro feito com material inédito que resultou das centenas de horas de conversa com Saramago.

Violante Matos e Miguel Gonçalves Mendes vão agora dar “um pouco mais de azul” à memória de José Saramago, numa conversa conduzida por Carlos Vaz Marques, ao ar livre e com entrada gratuita.

A iniciativa «Verão Azul» é promovida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, celebrando este ano o centenário de nascimento do único Prémio Nobel da Literatura português, sob o lema “Herdeiros de Saramago passam o testemunho”.

Com curadoria e moderação de Carlos Vaz Marques, autor da série documental televisiva “Herdeiros de Saramago”, estes encontros agendados para os quatro sábados de Julho terminam no dia 30, com Valter Hugo Mãe e Manuel Jorge Marmelo.

Através desta iniciativa, que acontece no ambiente particularmente estimulante de um jardim e se intitula “Verão Azul”, título inspirado no livro “Agosto Azul” de Manuel Teixeira Gomes, o Município de Portimão «visa incentivar os livros e a leitura, dando a palavra àqueles que os escrevem, junto de quem os lê».

 

 

 



Comentários

pub