9 cágados libertados na Fonte da Benémola

Animais chamam-se Spoon, Tapio, Tan, Tarzan, Timon, Tércio, Tazo, Txikia e Tiny

Nove cágados, reabilitados pela equipa do Porto d’Abrigo do Zoomarine, foram libertados na Paisagem Local da Fonte da Benémola, anunciou esta quinta-feira, 28 de Julho, a Câmara de Loulé.

Os animais – Spoon, Tapio, Tan, Tarzan, Timon, Tércio, Tazo, Txikia e Tiny – entram agora numa nova fase da sua vida nesta área protegida, local onde existe a distribuição identificada da espécie.

Todos os cágados agora libertados pertencem a uma das espécies endémicas de cágados que ocorrem em Portugal – cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) – com estatuto de proteção, embora não se encontre ameaçado.

«De salientar que as principais ameaças para os cágados nativos são a destruição, alteração e poluição do seu habitat, as capturas ilegais com fins comerciais e a introdução de espécies exóticas invasoras, em particular da tartaruga-da-flórida (Trachemys scripta)», diz a Câmara de Loulé.

Esta ação foi concertada entre várias entidades: o Centro de Reabilitação de Espécimes Aquáticas do ZOOMARINE, o Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara de Loulé.

A autarquia é, de resto, a entidade gestora daquela área protegida que acompanhou e apoiou no terreno esta devolução, contando com a participação, além da equipa do Zoomarine diretamente envolvida na recuperação dos animais, de um residente da área protegida e de uma equipa de vigilantes da natureza do ICNF.

 



Comentários

pub