UAlg junta-se a empresas e entidades para criar 120 cursos livres e de pós-graduação

Formações serão disponibilizadas, de forma gradual, até 2025

A Universidade do Algarve (UAlg) vai disponibilizar 120 cursos livres e de pós-graduação, criados em colaboração com empresas e entidades da região, «para promover a atualização e requalificação de competências valorizadas no mercado de trabalho», anunciou esta quarta-feira a universidade algarvia.

Para já, estão abertas as candidaturas para 14 formações. Os demais cursos que integram o projeto “UAlg+Skills4All”, uma iniciativa lançada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), serão lançados gradualmente até 2025, «disponibilizando aproximadamente 2400 vagas e 10500 horas letivas».

Na área das pós-graduações, foram lançadas três, com os temas “Cibersegurança”, “Marketing Digital” e “Pesquisa e Análise de Mercado para o Turismo”.

Nos cursos livres, estão abertas as seguintes candidaturas: Drones; Desenho Assistido por Computador; Desenvolvimento de Aplicações para Web; Eurocódigos Estruturais; Instalações Solares Térmicas; Bebidas de Misturas; e Bebidas Destiladas.

«Todas estas formações são creditadas pelo Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS), o que permite o reconhecimento das suas qualificações académicas a nível nacional e no estrangeiro. Os cursos destinam-se a adultos que procurem especializar-se ou atualizar conhecimentos em áreas como Digital, Saúde e Bem-Estar, Mar, Turismo e Património Mediterrânico, com o objetivo de contribuir para a transição digital e ecológica da região e do País, respondendo às necessidades identificadas pelos principais agentes económicos da região», segundo a UAlg.

Todas as informações sobre os cursos já disponibilizados, planos de estudo, taxas e emolumentos, apoios disponíveis e bolsas de incentivo e candidaturas podem ser consultados online.

Os cursos de formação ao longo da vida da academia algarvia «têm vindo a ser criados em estreita colaboração com um alargado conjunto de parceiros (empresas e entidades públicas), regionais e nacionais».

«Esta estreita articulação irá contribuir para que as formações sejam mais centradas nos contextos profissionais, respondendo melhor às suas necessidades, na disponibilização de recursos humanos qualificados para o ensino, na agilização da frequência dos cursos por parte dos seus colaboradores e em melhor empregabilidade de todos os formandos», enquadra a UAlg.

Ao mesmo tempo, «está a ser realizado um forte investimento em capacitação do corpo docente em metodologias de ensino e aprendizagem e em equipamentos e em infraestruturas de suporte à inovação pedagógica digital, transversais a toda a instituição, que visam contribuir para o sucesso escolar dos estudantes, capacitando-os para uma resposta adequada aos novos desafios societais e potenciando a sua empregabilidade».

Associadas a estas formações há bolsas de incentivo, para adultos inscritos na formação ao longo da vida e para novos estudantes inscritos em cursos Técnicos Superiores Profissionais e de licenciatura.

 

 



Comentários

pub