Tony Carreira ajuda a “pescar” visitantes para Feira de Caça em Albufeira

Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza decorre na Marina de Albufeira

É a «festa dos caçadores algarvios e nacionais» e serve para mostrar as várias dimensões do mundo da cinegética e da pesca, mas a Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza, que volta à Marina de Albufeira de 8 a 10 de Julho, também é feita com a música de Tony Carreira e de Bárbara Tinoco.

Este evento, que regressa após dois anos de interregno, vai «trazer o mundo da caça» a Albufeira durante três dias.

E os que visitarem o certame vão ter muito para ver e fazer – e nem sequer precisam de ser aficionados da caça e pesca.

«Vamos ter a parte equestre, as exposições de animais e aves exóticos, as demonstrações de cães de parar, dos cachorros com o coelho. São coisas espetaculares, de que as pessoas gostam muito. Também temos a parte da gastronomia, das tasquinhas, onde se podem encontrar os nossos produtos que vêm do interior do Algarve para o litoral: o nosso mel, os queijos, o presunto, chouriços, etc.», ilustrou Vítor Palmilha, presidente da Federação de Caçadores do Algarve.

«Teremos visitantes a nível nacional, mas também internacional, nomeadamente muitos espanhóis, alguns dos quais oradores na conferência sobre a problemática da caça em Portugal», acrescentou.

 

Vítor Palminha – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

«Esperamos uma grande enchente, até porque temos um cartaz de animação muito interessante e porque as pessoas também estão ansiosas por conviver, por conversar, por ver coisas diferentes», disse, por seu lado, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

O edil acrescenta que tinha muitas solicitações de caçadores, que lhe diziam «que a feira tinha de acontecer, porque a outra edição foi um sucesso e estavam desejosos de voltar lá».

A Câmara e a Federação de Caçadores vão fazer a vontade àqueles mais ligados ao mundo da cinegética, mas sem esquecer o grande público, como se percebe olhando para o programa do evento.

No primeiro dia de evento, 8 de Julho, os pontos altos serão a apresentação da Charanga a Cavalo da GNR (21h00) e o concerto de Tony Carreira (23h00).

Também na sexta-feira, abre o salão de exposições, dedicado à Caça, Pesca, Turismo, Natureza, Produtos do Mar, Máquinas Agrícolas e Gastronomia.

No dia seguinte, sábado, além de uma prova de tiro aos pratos e de um concurso de matilhas, também haverá competições de mel e de ovelha churra e demonstrações cinotécnicas da GNR e da PSP.

Ainda no dia 9, às 23h00, atua Bárbara Tinoco.

No dia 10 de Julho decorre um convívio de pesca de alto mar e a final do campeonato regional de Santo Huberto e a taça José Maria Seromenho, na Zona de Caça Municipal de Albufeira. Às 20h00, sobem ao palco José Praia e Aqua Viva.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Domingo também é dia para refletir sobre o setor da caça, num colóquio onde marcará presença de João Paulo Catarino, secretário de Estado da Natureza e Florestas.

«O Algarve, atualmente, praticamente já não tem perdizes, lebres e coelhos. Aquilo que cresceu foi a caça maior, uma atividade que, se calhar, vai ter um  grande rombo no Algarve, no país e no mundo, devido à peste suína. Esta doença já está na Europa e à nossa porta e é um problema de saúde pública», ilustrou Vítor Palmilha, numa antecipação ao que se debaterá na sessão.

Também José Carlos Rolo destaca este momento de reflexão sobre «os aspetos mais técnicos e científicos relacionados com a caça, porque esta atividade foi fundamental para a manutenção de muitas espécies».

«Mesmo não sendo caçador, vou acompanhando e acho muito interessante o trabalho que é feito», nomeadamente ao nível da criação de condições para a preservação e proliferação das espécies cinegéticas.

 

 

 

 



Comentários

pub