Tertúlia na Biblioteca de Faro destaca proteção e acolhimento dos Refugiados

Biblioteca desafiou o “Projeto Grupos ABC | Apoio a crianças refugiadas e seus cuidadores”

Mais uma tertúlia do projeto «Biblioteca Social – Humaniza-te», desta vez destinada a «sensibilizar e refletir sobre a necessidade de compreender, aceitar e integrar estas famílias refugiadas que procuram proteção», tem lugar no dia 21 de Junho, às 17h30, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, Faro.

Esta biblioteca dedica o corrente mês aos Refugiados, tendo em conta que, a 20 de Junho, se celebra o Dia Mundial do Refugiado, uma ocasião para promover empatia e compreensão em torno desta situação e reconhecer a resiliência das pessoas refugiadas na reconstrução de suas vidas.

Desta vez. a biblioteca desafiou, como parceiro deste mês, o “Projeto Grupos ABC | Apoio a crianças refugiadas e seus cuidadores”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e dinamizado pela Associação Oficina do Sentir.

Pretende-se que as mães e as técnicas venham dar o seu testemunho acerca da sua integração e as dificuldades por que têm passado e a melhor forma de os acolher na comunidade local.

O Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes do Algarve (CNAIM Algarve) estará também presente, divulgando o serviço de atendimento especializado a Migrantes, de forma a identificar vítimas de Violência Doméstica e/ou Práticas Tradicionais Nefastas (PTN), que tem o seu gabinete na Loja do Cidadão.

No âmbito da rubrica “Quintas de Inclusão”, todas as quintas-feiras do mês de Junho, vão realizar-se as sessões com a história «A Viagem» para as escolas do 1º ciclo do concelho de Faro. A mesma história será contada, no dia 25 de Junho, nos Sábados em Família.

Todas as atividades têm inscrição prévia em [email protected]

Durante este mês, a biblioteca de Faro acolhe também a campanha nacional “Livros pela Paz”, promovida pela Arte-Via Cooperativa – os livros recolhidos serão encaminhados para a Associação dos Ucranianos em Portugal para seguirem para a Ucrânia no primeiro dia de paz.

 

 



Comentários

pub