Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia do hospital de Portimão fecha por 6 dias

Única resposta regional é assegurada em Faro, com especialistas de Faro e Portimão

O Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia da Unidade Hospitalar de Portimão vai fechar entre as 21h00 de hoje, dia 14, e as 9h00 de dia 20, ou seja, na próxima segunda-feira, acaba de anunciar o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Este encerramento, explica o CHUA, deve-se «à dificuldade em assegurar escalas na Maternidade e no Bloco de Partos de Portimão».

O CHUA diz que será agora «reorganizada uma resposta assistencial coordenada entre as suas duas unidades hospitalares [Portimão e Faro], garantindo assim a qualidade e segurança dos serviços prestados a nível regional».

Nesse sentido, enquanto a urgência estiver fechada, «a resposta assistencial regional do CHUA nestas especialidades está garantida na Unidade Hospitalar de Faro pela equipa de especialistas de Faro, a qual será reforçada com médicos da Unidade Hospitalar de Portimão».

O Conselho de Administração do CHUA garante que «todos os restantes serviços e áreas assistenciais estão a funcionar em pleno».

Depois da vaga de encerramentos dos Serviços de Obstetrícia de hospitais em todo o país, chega agora a vez do Algarve sofrer o mesmo problema. O fecho no hospital de Portimão foi aunciado no mesmo dia em que a ministra da Saúde anunciou que vai avançar com um plano de contingência, de curto prazo, para atenuar os problemas nos serviços de urgência de ginecologia-obstetrícia dos hospitais nos meses de Julho a Setembro. Tal plano passa pela contratação de recém-especialistas e pelo «funcionamento mais articulado, antecipado e organizado das urgências em rede».

Marta Temido, sem adiantar pormenores, nem concretizar quais as soluções que poderão avançar, adiantou ainda ter outro plano, de médio prazo, para atacar questões «estruturais».

Estas declarações da ministra da Saúde seguiram-se a uma maratona de reuniões que a governante manteve com responsáveis dos hospitais, da Ordem dos Médicos e dos sindicatos do setor, após três dias de encerramentos e de transferência de doentes de urgências de ginecologia-obstetrícia de vários hospitais.

Os problemas nas Urgências de Obstetrícia foram-se sucedendo nestes últimos dias: no hospital de Almada, no São Francisco Xavier (Lisboa), nos das Caldas da Rainha, Barreiro, Setúbal e Santarém, no Amadora-Sintra, em Loures, BRaga, Guarda, Vila Franca de Xira. E agora também Portimão. 

Apesar do otimismo manifestado pelo Presidente da República, que afirmou estar convencido que este problema se vai resolver antes do Verão, as perspetivas vão precisamente no sentido contrário.

 

 

 



Comentários

pub