Semana da Acessibilidade da Eurocidade do Guadiana decorre em VRSA

Fam Trip tem como convidadas três influencers ligadas ao tema da mobilidade para pessoas com deficiência

Ampliar a consciencialização da sociedade em relação às pessoas portadoras de deficiência, fomentar a formação de técnicos e promover o território como destino turístico acessível é o objetivo da Semana da Acessibilidade, que está a decorrer na Eurocidade Guadiana, durante quatro dias, até 23 de Junho.

Ao longo desta semana, estão a ter lugar cursos de formação para técnicos de atendimento ao público em empresas turísticas, ministrados pela PREDIF – Plataforma Estatal de Atenção a Pessoas Portadoras de Deficiência e pela Accessible Portugal, dando a conhecer diferentes estratégias para abordar a receção e atenção a este tipo de turistas.

Durante a Semana da Acessibilidade decorre ainda uma Fam Trip, durante a qual três influencers ligadas ao tema da mobilidade para pessoas com deficiência irão dar a conhecer o destino da Eurocidade. São esperadas Sonsoles Cano, participante do MasterChef Espanha e utilizadora de cadeira de rodas, Anabel Dominguez (No soy lo que ves) e Catarina Oliveira (Espécie rara sobre rodas) que irão conhecer diversas experiências nos concelhos de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Nestes dias, irão ser destacados os estabelecimentos públicos e privados do território que realizaram um esforço de adaptação para oferecer instalações que conseguiram ser certificadas como acessíveis pelos mais exigentes critérios de qualidade.

Serão também dados a conhecer dois edifícios municipais em Vila Real de Santo António, classificados como acessíveis, concretamente o Mercado Municipal e o Posto de Turismo da Manta Rota.

O programa inclui também a apresentação do IWAS World Games 2022, que decorrerá em Vila Real de Santo António de 23 a 29 de Novembro, com atletas paralímpicos das modalidades de atletismo, natação, levantamento de peso e futebol para pessoas com paralisia cerebral.

A apresentação terá lugar esta terça-feira, dia 21 de junho, às 17h30, na Pousada de Portugal de Vila Real de Santo António.

A Eurocidade do Guadiana é um destino turístico acessível reconhecido pelas entidades ibéricas de referência na matéria e está incluído na plataforma Tur4all, onde pode ser consultada a acessibilidade de espaços públicos, serviços privados e recursos turísticos.

As auditorias de acessibilidade do destino e dos seus estabelecimentos foram realizadas no âmbito do projeto Euroguadiana 2020, cofinanciado pela União Europeia através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal e pelo programa Algarve4all da Região de Turismo do Algarve.

 

 

 



Comentários

pub