Sede do Parque Natural da Ria Formosa acolhe exposição “Renature Monchique”

«Esta exposição surge para que tenhamos em conta aquilo que já foi feito»

A exposição do “Renature Monchique – Restauro Ecológico na Serra do Monchique” pode ser visitada até ao final de Julho, na sede do Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim (Olhão). 

Depois de uma passagem por Lisboa, a exposição chega agora ao Algarve para dar a conhecer o caminho até à recuperação da serra algarvia, depois dos incêndios que deflagram em 2018.

«Esta exposição surge para que tenhamos em conta aquilo que já foi feito, mostrando a importância de ações de reflorestação das áreas ardidas para o combate a possíveis futuros incêndios. Queremos que os visitantes analisem a metodologia utilizada no projeto e, em futuras oportunidades, tencionem participar também nas nossas ações», explica Miguel Jerónimo, coordenador do Renature Monchique.

«Tem sido muito gratificante ver o impacto positivo que este projeto está a ter. Tínhamos objetivos ambiciosos, mas que foram alcançados e o apoio dos voluntários que se juntaram a nós e contribuíram para as ações de plantação foi fundamental», explica Miguel Jerónimo, coordenador do Renature Monchique.

«Após a renovação da sua exposição permanente onde se dá a conhecer o que é o Parque Natural da Ria Formosa, os habitats que o compõem, a sua flora e fauna, e a relação dos homens com esta Natureza prodigiosa, a exposição temporária cujo tema é o restauro ecológico de um território afetado pelos incêndios de 2018, vem complementar as competências do ICNF no que diz respeito ao setor florestal», afirma, por sua vez, Castelão Rodrigues, diretor regional de Conservação Natureza e Florestas do Algarve.

Criado em 2019, e em parceria com o ICNF, a Região do Turismo de Algarve, a Câmara Municipal de Monchique, o Renature Monchique conta com o financiamento da Ryanair e já plantou 200 mil árvores autóctones, ajudando, simultaneamente, perto de uma centena de proprietários, que contribuíram para as ações de plantação.

 

 

Comentários

pub