São Brás de Alportel distinguiu personalidades no Dia do Concelho

O 108.º aniversário do concelho foi assinalado também pela festa do Dia da Criança, exposições e com o concerto de Sara Correia.

Rui Marcelino Viegas, Catarina Neves, Celso Guerreiro Barbosa e Renato dos Santos foram alguns dos são-brasenses distinguidos na sessão comemorativa do 108º aniversário do Município de São Brás de Alportel, que decorreu no Salão Nobre da Câmara, no dia 1 de Junho.

A autarquia atribuiu 25 insígnias com o objetivo de homenagear «são-brasenses de berço ou de coração».

 

O 108.º aniversário do concelho foi assinalado também com um programa que contemplou as cerimónias solenes, homenagens e reconhecimento de personalidades são-brasenses, a festa do Dia da Criança, exposições e um espetáculo que homenageou a comunidade ucraniana residente e a cultura portuguesa com o concerto de Sara Correia.

A cerimónia incluiu a entrega da insígnia de mérito a duas personalidades são-brasenses de raiz que se têm distinguido na área da comunicação social: Catarina Neves, jornalista da SIC, «com um percurso notável que integra teatro e cinema», e Rui Marcelino Viegas, «voz incontornável da Rádio Renascença».

A insígnia de mérito foi atribuída também a duas personalidades que se notabilizaram na área da saúde, aos médicos Celso Guerreiro Barbosa, a título póstumo, e Renato dos Santos.

Celso Barbosa veio para vila em 1979 para iniciar funções no Sanatório Carlos Vasconcelos Porto, onde foi responsável pelo Primeiro Serviço de Pneumologia do Algarve e onde trabalhou até ao final da sua carreira, parte dela enquanto diretor clínico da unidade, tendo a sua carreira ficado marcada pela dedicação e luta pelas melhores condições de tratamento dos algarvios na sua área de especialidade.

Renato dos Santos especializou-se em Medicina Geral e Familiar que exerceu no Centro de Saúde. Desempenhou funções relevantes no âmbito institucional e científico em mais de uma dezena de Comissões e equipas da Administração Regional de Saúde do Algarve e do Alentejo.

Foi «um médico notável, com uma dedicação ímpar à saúde».

Cidadão ativo na vida política são-brasense, é membro fundador da Associação de Defesa do Ambiente e do Património Cultural Al-Portel, e, fruto da sua paixão pela História e pela escrita, conta já com diversos romances históricos publicados.

Mereceram também a insígnia de mérito cinco são-brasenses cujo percurso profissional tem dado contributos a nível nacional e internacional.

Dora Gago, escritora e professora associada de Literatura, diretora e vice-diretora do Departamento de Português da Universidade de Macau, recebeu a insígnia de mérito pelo contributo que tem dado na promoção da língua portuguesa em vários cantos do mundo. Na sua intervenção, mostrou-se honrada e surpresa pela distinção que recebeu e confessou que «há sentimentos que se avivam quando estamos longe da nossa terra natal».

Foi ainda  entregue a insígnia de Valor e Altruísmo a Gilberto Jacinto Rodrigues, «um bracarense de berço que se tem dedicado à solidariedade na terra em que escolheu viver, sendo responsável pela criação e coordenação da Cáritas Paroquial de São Brás de Alportel».

Catorze funcionários que já completaram 25 ou mais anos ao serviço do Município de São Brás de Alportel e da sua comunidade, receberam a insígnia dos Bons Serviços: Ana Paula Guerreiro, Arlindo Martins, Catarina Cunha, Célia Silva, Ema Pinto, Filipe Gago, Flora Tomé, Luís Martins, Maria Custódia Reis, Maria de Fátima Guerreiro, Maria Margarida Ramos, Nélia Ramos, Paulo Brito e Valdemar Rosário.

Em ano de comemoração dos 100 anos da primeira travessia aérea sobre o Atlântico Sul, reconheceu-se também personalidades que deram continuidade ao exemplo de Sacadura Cabral e Gago Coutinho (com raízes em São Brás), na terra e no mar. Fernando Lopes, piloto comandante da TAP, com muitos milhares de milhas de voo em longo curso, sobre o Atlântico, recebeu a insígnia de mérito pelos seus 41 anos de carreira aeronáutica.

José Francisco Ventosa, capitão de Mar e Guerra, que liderou missões navais, recebeu a insígnia de mérito pelos 43 anos que dedicou ao serviço da Marinha Portuguesa e à defesa nacional e que mereceram várias condecorações a nível nacional.

O casal José Passos de Carvalho e Maria Umbelina de Almeida Montalvão Machado Passos de Carvalho recebeu a insígnia de mérito a título póstumo, em reconhecimento pelo «valoroso contributo para o conhecimento científico».

A Câmara de São Brás recorda que José Passos de Carvalho foi uma figura incontornável da agronomia, com centenas de estudos publicados, a quem se deve o referencial do curso de agronomia durante gerações e o mais completo estudo sobre as espécies de insetos. Maria Umbelina foi a primeira jovem na sua terra a licenciar-se, distinguindo-se no estudo da biologia.

A cerimónia ficou ainda marcada pela atribuição do nome de patrono ao novo Campo Municipal “Afre Lourenço”, um gesto para «honrar o passado e eternizar para o futuro» um cidadão são-brasense a quem deve a História do Futebol na vila.  Afre Lourenço foi o elemento mais ativo da Comissão Pró-Campo do Unidos, a quem muito se deve o surgimento do Campo Sousa Uva. 60 anos depois, o novo estádio municipal sintético que nasce junto ao anterior recebe o seu nome, em forma e agradecimento.

Coube a César Correia, empresário de sucesso na indústria corticeira, e antigo árbitro internacional, com uma carreira notável e companheiro de aventuras nos primeiros momentos do impulso da modalidade no concelho, a honra de dar a conhecer Afre Lourenço como pessoa, amigo e apaixonado pelo futebol.

Foi uma homenagem que contou com a presença emocionada da família de Afre Lourenço, sobretudo do neto Eduardo Santos.

 

O novo Campo Municipal “Afre Lourenço” vai ser inaugurado a 10 de junho, dia de Portugal e do 52º aniversário da União Desportiva e Recreativa São-Brasense.

 



Comentários

pub