Salário de entrada dos trabalhadores no Club Med da Balaia sobe para 850 euros

Trabalhadores «exigem que, no mínimo, haja um aumento que cubra o valor da inflação registada no ano passado, que foi de 4,4%»

O salário de entrada no Hotel Club Med da Balaia, em Albufeira, sobe para 850 euros, mas os trabalhadores exigem ainda aumentos que cubram a inflação, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve, em comunicado.

Segundo o Sindicato, numa reunião com a direção, realizada no dia 10 de Março, «foi apresentada uma proposta à comissão negociadora sindical de um aumento de 3,5% para os salários até aos 900 euros, 2,5% até aos 1.600 euros e 2% para os restantes».

A empresa assumiu também que «o salário de entrada passaria para os 850 euros e ficou de estudar outras propostas apresentadas pela comissão negociadora sindical, nomeadamente, ajuda para as despesas de transporte e a criação de um regime de diuturnidades, para valorizar a experiência e a antiguidade», acrescentam os sindicalistas.

Em sentido contrário, a administração «não aceitou a proposta de integrar no quadro de efectivos os trabalhadores com vínculos precários, alguns deles a trabalhar naquele estabelecimento há 30 e 40 anos».

Os trabalhadores do Club Med da Balaia, que se reuniram ontem, dia 6, em plenário para analisar as negociações, «consideram que a proposta vai no sentido positivo, mas que é insuficiente».

Será, por isso, pedida nova reunião à administração «para as partes voltarem a sentar-se à mesa das negociações, para se tentar chegar a um acordo».

De acordo com o Sindicato da Hotelaria, «os trabalhadores não aceitam continuar a perder poder de compra e exigem que, no mínimo, haja um aumento que cubra o valor da inflação registada no ano passado, que foi de 4,4%».

Além disso, o sindicato exige que «todos os trabalhadores com vínculos precários, que estejam a ocupar postos de trabalho permanentes, passem para o quadro de efectivos da empresa».

O sindicato irá pedir nova reunião para o próximo dia 15 de Junho.

 



Comentários

pub