Sala de cesarianas do hospital de Faro em risco de fechar por falta de enfermeiras

Segundo o Sindicato, até ao final da semana, será entregue um abaixo assinado ao Conselho de Administração do CHUA e ao Ministério da Saúde

Foto: Nuno Costa | Sul Informação (arquivo)

O Bloco de Partos do hospital de Faro está em risco de encerrar a sua sala operatória de cesarianas por falta de enfermeiras, denunciou esta quarta-feira, dia 15, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

«São 40 enfermeiras, a trabalhar por 50 e deveriam ser 70!», salienta o SEP, em comunicado.

Segundo o Sindicato, até ao final da semana, será entregue um abaixo assinado ao Conselho de Administração do CHUA e ao Ministério da Saúde, «alertando para os riscos acrescidos provocados pela carência de enfermeiras», comunicando que «poderá estar em causa o encerramento da sala operatória de cesarianas».

O Sindicato recorda que, «de acordo com o Regulamento Dotações Seguras da Ordem dos Enfermeiros, para o Bloco de Partos da Unidade Hospitalar de Faro, o cálculo aponta para a necessidade de 70 enfermeiras, mas, neste momento, tem ao serviço apenas 40».

Ou seja, «estão abaixo do necessário para assegurar uma prestação com qualidade e segurança às mulheres grávidas e recém-nascidos, já que estão escaladas 9 em cada turno, quando deveriam estar 12».

Esta situação agrava-se «com o encerramento do bloco de partos de Portimão».

As enfermeiras referem «ter atingido níveis de exaustão insuportáveis por trabalharem muitas vezes 16 horas seguidas, e várias semanas sem folgar para assegurar as 1800 horas extraordinárias mensais que são necessárias».

O Sindicato denuncia igualmente que estão por gozar «cerca de 2000 dias de descanso».

 
 



Comentários

pub