Sabe porque é que se deve utilizar VPN num ponto de wifi público?

Lembre-se de que não existem coisas gratuitas. O mesmo se aplica ao wifi gratuito: o preço pago é normalmente os seus dados

Proxy vector created by fullvector – www.freepik.com

É uma pessoa que costuma trabalhar à distância ou utilizar redes públicas muitas vezes? Só demora um minuto, numa ligação wifi aberta, para que um hacker aceda às suas contas pessoais.

Embora o wifi aberto seja bastante conveniente, proteger a sua ligação com uma VPN é a melhor forma de se manter seguro nas redes públicas, mantendo os seus dados e histórico de navegação seguros.

 

O que é uma VPN?

A sigla VPN significa “virtual private network”: ou seja, rede virtual privada. Esta é uma tecnologia que pode ser utilizada para acrescentar privacidade e segurança enquanto estiver online, principalmente em redes públicas e de acesso aberto. É especificamente recomendada quando se utiliza wifi público, que é frequentemente menos seguro e muitas vezes não é protegido por palavra-passe.

Uma VPN, tal como a Surf Shark, atua quase como um colete à prova de bala para a sua ligação à internet. Para além de encriptar os dados trocados através dessa ligação, ajuda a salvaguardar os seus dados e podem permitir a navegação privada e anónima na web.

Contudo, mesmo que esteja a utilizar uma VPN, deve ter cuidado ao clicar em ligações suspeitas e ao descarregar ficheiros que possam infetar o seu computador com um vírus. Continua a ser necessário proteger-se com software antivírus.

 

O wifi público é muito vulnerável

Hoje em dia, o wifi público é um serviço quase universal encontrado em aeroportos, cafés, hotéis, centros comerciais e outros espaços públicos em quase todas as cidades do mundo. Fáceis de utilizar e que oferecem uma velocidade suficiente para uma navegação normal na internet, estes serviços públicos e abertos para todos são populares por concederem acesso gratuito à internet sem ter de pagar quaisquer taxas de roaming ou de dados.

Os hackers com objetivos nefastos são conhecidos por visarem hotspots de wifi públicos para obterem acesso à informação privada dos utilizadores. Os ataques Man-in-the-Middle (MitM) ocorrem quando um hacker consegue interceptar os dados trocados entre o seu dispositivo e o servidor público.

Outra técnica comum é lançar um hotspot desonesto que se mascara como um autêntico serviço público. Quando se regista na rede de piratas informáticos, a sua informação corre o risco de ser descoberta e utilizada por aqueles com intenções criminosas.

No entanto, não são só os hackers que querem ter acesso às suas informações pessoais. As entidades comerciais que fornecem o serviço wifi podem (e fazem) captar o máximo de informação possível enquanto utiliza o seu serviço.

Isto pode incluir tudo, desde o endereço IP ao seu histórico de navegação e até dados de localização, que podem ser utilizados para otimizar o  marketing e comunicação com os seus clientes. Ao contrário dos hackers, porém, é perfeitamente legal que o façam, tendo geralmente obtido o consentimento explícito dos utilizadores após a aceitação dos seus termos e condições de serviço.

 

Como é que uma VPN oferece muito mais segurança na navegação?

A boa notícia é que não precisa de ser adiado o uso de wifi público. Para tentar minimizar ao máximo os ataques mencionados anteriormente, consegue aumentar relativamente a vigilância em torno das páginas web e aplicações que utiliza enquanto está conectado a uma rede pública e, também, pode considerar a utilização de uma VPN para aumentar a segurança e proteger a sua identidade e dados pessoais.

Uma VPN codifica todos os dados enviados do seu dispositivo para o servidor, mantendo tudo o que faz numa rede wifi pública completamente privada e segura dos olhos curiosos de operadores criminosos ou comerciais.

Contudo, é muito importante lembrar que uma VPN não é o mesmo que um software antivírus. Uma ligação VPN protege o seu endereço IP e encripta o seu histórico de navegação, mas não protege a sua máquina de intrusões externas.

 

Notas Finais

Esperemos que este artigo o tenha alertado para alguns dos perigos da utilização deste tipo de serviços de wifi públicos e abertos. O objetivo principal não é assustá-lo de utilizar o que é frequentemente um serviço conveniente,  mas sim alertá-lo de que deve fazê-lo conhecendo os riscos e perigos envolvidos, especialmente no que diz respeito à prevalência de maus “atores”, prontos a tirar partido de serviços vulneráveis e utilizadores ingénuos.

Ser mais poupado com os serviços a que acede quando está numa rede pública é uma forma de reduzir o seu risco, mas uma forma mais eficaz é utilizar os serviços de uma boa VPN.

Comentários

pub