Rosé Convento do Paraíso ganha Grande Medalha de Ouro no Concurso Vinhos do Algarve

Houve mais vinhos a concurso este ano e a qualidade também foi superior

O vinho rosé Convento do Paraíso, de 2021, produzido pela adega com o mesmo nome, situada em Silves, foi o vencedor da Grande Medalha de Ouro, o prémio máximo do XIV Concurso Vinhos do Algarve, que decorreu este fim de semana, no Convento de São José, em Lagoa.

Com 32 produtores e 143 vinhos a concurso, houve ainda 44 medalhas, das quais 14 de ouro (mais 1 Grande Medalha) e 29 de prata (veja a lista completa dos premiados abaixo).

Sara Silva, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), manifestou a sua satisfação em declarações ao Sul Informação, quer pela «qualidade crescente dos vinhos a concurso», quer pelo aumento do seu número, em relação ao ano passado. E isto, sublinhou, «apesar do setor estar limitado por causa da falta de garrafas, o que atrasou a entrega de alguns produtores».

Quanto à qualidade, Sara Silva sublinhou que, «mesmo alguns dos vinhos com medalha de prata tinham classificação de ouro». Mas, devido aos critérios oficiais utilizados, «estamos limitados a considerar como de ouro apenas 33% dos vinhos a concurso». Os vinhos foram avaliados por um painel com 25 jurados.

Esta edição do Concurso de Vinhos do Algarve foi integrada no Lagoa Wine Show, que decorreu, com muito sucesso, durante quatro dias no centro histórico daquela cidade.

Sara Silva recordou que, ainda no âmbito desse certame, houve uma iniciativa para o público em geral, «uma prova cega para pessoas que não são especialistas, que correu muito bem».

Esta segunda-feira, está ainda a decorrer uma prova dos melhores vinhos do Algarve, destinada diretamente a profissionais, hotelaria e restauração.

 

Conheça todos os vinhos premiados:

 

 



Comentários

pub