Projeto Host Lab discutiu inovação na Dieta Mediterrânica na UAlg

Este projeto tem como responsável Alexandra Rodrigues Gonçalves

Os primeiros grupos de discussão, inseridos no projeto “Host Lab – Hospitality, Sustainability and Tourism Experiences Innovation Lab”, reuniram-se nos passados dias 4 e 6 de Junho, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve, em Faro, para avaliar e testar novos produtos no âmbito da Dieta Mediterrânica. 

«Estes grupos de discussão pretendem ser um espaço de partilha e aprendizagem entre a academia, o turismo e o setor hoteleiro, onde se testam propostas, transferem resultados para a comunidade, promove-se o bem-estar da população local e dos visitantes, aspirando a um destino cada vez mais sustentável», diz a UAlg.

«A execução deste projeto é fundamental para o desenvolvimento, avaliação e testagem de novos produtos, serviços e experiências, para a hotelaria, a restauração e o turismo, associados aos elementos base integrados na Dieta Mediterrânica, contribuindo para a qualificação e diversificação da região como destino turístico sustentável», acrescenta.

Esta fase tem como objetivo conhecer as perspetivas de cada participante e recolher contributos relativamente às práticas que têm sido desenvolvidas na área da restauração.

A metodologia utilizada é a técnica focus group, que realiza uma recolha de dados qualitativa, através da interação dinâmica entre um moderador e um grupo de participantes previamente selecionados, abordando um tema específico.

No decurso do projeto foram convidados profissionais da área da hotelaria, para a realização de um primeiro focus group na temática da inovação na Dieta Mediterrânica, que teve como temas principais “Inovação” e “Ingredientes”.

Na inovação foram abordadas as seguintes questões: “que atividades/produtos reconhecem como inovadores neste campo; quais as dificuldades que enfrentam para a aplicação; quais as oportunidades que identificam para o seu desenvolvimento?” Na temática dos “Ingredientes” abordaram-se questões como: “que ingredientes incorporam atualmente, quais as dificuldades que enfrentam para o desenvolvimento de ingredientes inovadores e/ou as vantagens?”

Este projeto tem como responsável Alexandra Rodrigues Gonçalves, investigadora integrada do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, e é financiado pelo Programa Operacional para o Algarve 2020.

O projeto integra também o Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve, através de um grupo de investigadoras da licenciatura em Engenharia Alimentar, que se encontra a desenvolver um conjunto de novos produtos que irão ser testados junto dos parceiros da Rota do Petisco.

 

 



Comentários

pub