Programa Operacional do Algarve financia reforço da formação de docentes

Financiamento assegurado é de 400 mil euros

O Programa Operacional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020 assegura financiamento de 400 mil euros para reforço da formação de docentes e de outros agentes de educação e formação, avança a CCDR Algarve. 

O apoio surge no âmbito do Plano 21|23 Escola+ – Plano Integrado de Recuperação de Aprendizagens, com fundos europeus geridos na Região.

Devido à situação pandémica, que obrigou as comunidades educativas a medidas excecionais de organização e funcionamento dos estabelecimentos de ensino, e apesar dos esforços e medidas adotadas, a CCDR frisa ser evidente «as perdas que se registaram nos processos de aprendizagem».

«Ainda que se tenham desenvolvido competências digitais e de autonomia, foram exatamente os alunos mais excluídos e os que, por idade ou capacidade, são menos autónomos, aqueles que também nesses aspetos registaram perdas mais profundas neste período», frisa em comunicado.

Assim, tendo em vista a recuperação das aprendizagens, o Governo aprovou um Plano Integrado de Recuperação das Aprendizagens (Plano 21|23 Escola+), através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021 de 7 de julho, cuja execução pressupõe uma capacitação acrescida dos docentes na compensação dos efeitos da pandemia.

Associando-se ao esforço que as comunidades escolares estão a desenvolver, o Programa Operacional do Algarve lançou um aviso de concurso para a apresentação de candidaturas para apoiar a formação dos docentes em áreas estratégicas para a recuperação das aprendizagens nas seguintes áreas: experimentação de novos materiais didáticos para o ensino e aprendizagem da Matemática; construção de instrumentos de suporte ao reforço de práticas inclusivas em sala de aula, inspirados no Projeto MAIA; e melhoria dos critérios de avaliação e nos instrumentos de avaliação, igualmente com inspiração no Projeto MAIA.

«O Projeto MAIA – Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica – é um projeto multidimensional no âmbito do qual se discutem questões curriculares e pedagógicas, questões teóricas e práticas de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como das questões da formação contínua e do desenvolvimento profissional dos professores», realça ainda  CCDR Algarve em comunicado.

 



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