Programa de atração de grandes eventos internacionais apoia 9 projetos no Algarve

O montante total de apoio concedido «ascende a 883,1 mil euros»

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Portugal Events, um programa, a nível nacional, «de financiamento à atração de grandes eventos internacionais», vai financiar nove projetos no Algarve. 

A informação foi enviada ao Sul Informação pelo gabinete do ministro da Economia e do Mar que não especifica quais são os projetos apoiados.

Destas nove iniciativas que receberão financiamento do Portugal Events, apenas se sabe que três estão relacionadas com aluguer de salas e espaços para a realização de congressos ou de equipamento audiovisual e seis prendem-se com serviços de transfers, uma vez que os projetos implicam viagens do estrangeiro.

O montante total de apoio concedido «ascende a 883,1 mil euros», correspondente a 828,6 mil euros dos projetos de aluguer de salas ou equipamento e 54,5 mil euros para os serviços de transfers. 

A nível nacional, das 158 candidaturas apresentadas, foram aprovados 83 projetos, 62 dos quais são eventos associativos/corporativos.

A dotação total deste programa é de 5 milhões de euros.

De acordo com os dados apresentados, «existe uma expetativa de atração de turistas e visitantes para todo o território nacional superior a 1,8 milhões», segundo o gabinete do ministro António Costa e Silva.

Em declarações ao Sul Informação, aquando de uma recente visita ao Algarve, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, já tinha falado sobre o Portugal Events, apelidando-o de «programa de financiamento à atração de grandes eventos internacionais».

Foi também nessa altura que a governante deu conta do fim do “365Algarve”que, garantiu, terá um sucedâneo.

Esse futuro programa fará parte do projeto “+Algarve”, com um orçamento de 200 milhões de euros, que englobará, à semelhança do Portugal Events, de âmbito nacional, uma « componente de atração e promoção de eventos internacionais».

Ainda assim, em declarações ao nosso jornal, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, garantiu que este projeto não é «o sucedâneo» do “365Algarve”, anunciado pela secretária de Estado do Turismo, uma vez que esse terá uma «abordagem específica para os eventos do Algarve».

 

 

 



Comentários

pub