Professor catedrático José Leitão profere última lição esta sexta-feira

A 24 de Junho, às 15h00, no Auditório Verde, Edifício 8, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve

José Leitão, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, irá proferir a sua Última Lição, intitulada “O Melhoramento de Plantas na Agricultura Moderna”, no dia 24 de Junho, às 15h00, no Auditório Verde, Edifício 8, no Campus de Gambelas.

Nesta lição, após uma breve introdução ao aparecimento da agricultura e à sua relação com o melhoramento de plantas, será analisado o papel deste último no desenvolvimento da Agricultura Moderna.

No seguimento de breve referência aos momentos mais relevantes, e aos avanços científicos e tecnológicos mais marcantes na evolução do Melhoramento de Plantas, José Leitão fará uma descrição sumária da contribuição da Universidade do Algarve para o desenvolvimento desta prática científica.

José Leitão nasceu em Braga, a 24 de junho de 1952. Terminou o ensino secundário em Nampula, Moçambique, e licenciou-se em Agronomia pela Universidade Agrária, Bulgária, tendo um Ph.D pela Academia de Ciências do mesmo país e doutoramento pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – doutor Honoris Causa pela Universidade onde se licenciou.

Em 1989 tornou-se professor auxiliar da Universidade do Algarve, professor associado (1996), professor associado com agregação (2000) e professor catedrático (2003) na mesma instituição de ensino, onde cria um laboratório na área da Genómica.

Exerceu ainda os cargos de diretor de Faculdade e de Departamento, e de presidente de Conselho Científico. É investigador visitante nas Universidades de Mainz (Alemanha) e PennState, Stanford, Georgia e Arizona (EUA).

José Leitão orientou também vários alunos estagiários, de mestrado e doutoramento. Publicou mais de 70 artigos, e apresentou aproximadamente 200 comunicações orais e em painel. Foi investigador principal de vários projetos de investigação e presidiu a três eventos científicos internacionais.



Comentários

pub