PCP: Vandalismo e segurança são «desculpas» para acabar com parques infantis em Faro

«Num município em que nem todas as freguesias têm um parque infantil, como é o caso de Santa Bárbara de Nexe, esta tomada de decisão é incompreensível e inaceitável»

O PCP está contra o desmantelamento de um «conjunto considerável» de parques infantis na cidade de Faro e diz que as razões apresentadas – falta de segurança e vandalismo – são «meras desculpas».

Segundo o jornal “Barlavento”, que cita um ofício da Unidade de Espaços e Instalações Desportivas, Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro, o objetivo passa por desmantelar 17 dos 39 parques do concelho.

Em declarações recentes aos jornalistas, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, disse que o vandalismo é a razão que leva a esta decisão.

«Estamos a fazer análise dos parques infantis e vamos abater um conjunto considerável. Gastámos, em 2019, 250 mil euros a recuperar parques infantis e em um, dois meses estavam iguais. Num dos casos, no final do dia, estava outra vez vandalizado», explicou.

Nessas mesmas declarações, o autarca adiantou que o objetivo é ter «dois, três parques com alguma dimensão», nomeadamente no Jardim do Alameda que, segundo Rogério Bacalhau, está quase a abrir ou no Fórum Algarve.

Os argumentos não convencem o PCP que diz que a «falta de segurança e constante vandalismo não passam de meras desculpas para justificar o progressivo desinvestimento e abandono a que a Câmara Municipal tem votado estes e outros equipamentos e espaços públicos do concelho».

«Da mesma forma, a solução apontada de criação e concentração de parques infantis de grandes dimensões em pontuais localizações, demonstra a perspetiva mercantilista e economicista do município em relação ao assunto, em contraposição à importância das soluções de proximidade e à responsabilização conjunta das autoridades municipais e policiais, com a participação das comunidades de moradores e utilizadores, na mitigação dos problemas de segurança e vandalismo», defendem os comunistas.

Para o PCP, «os parques infantis, assim como qualquer espaço público de lazer, são elementos fundamentais para uma vivência salutar e democrática de qualquer localidade».

«Num município em que nem todas as freguesias têm um parque infantil, como é o caso de Santa Bárbara de Nexe, esta tomada de decisão é incompreensível e inaceitável», diz ainda o partido político.

De resto, o PCP já pediu ao presidente da Assembleia Municipal «que diligencie junto do presidente da Câmara a divulgação do plano em questão aos membros dessa assembleia».

 



Comentários

pub