Palco Hammam do MED vai ter pufes e bancos de cartão reciclados

Esta é uma intervenção do Movimento Infinity, um projeto criado em parceria entre a Inframoura e o Loulé Design Lab, incubadora da Câmara de Loulé

O Festival MED arranca já esta quinta-feira, 30 de Junho, e parte da plateia do Palco Hammam, integrado no recém-inaugurado espaço museológico dos Banhos Islâmicos de Loulé, vai ser decorado com peças criadas e produzidas com materiais reutilizados. 

Esta é uma intervenção do Movimento Infinity, um projeto criado em parceria entre a Inframoura e o Loulé Design Lab, incubadora da Câmara de Loulé.

Neste palco, vai ser possível relaxar e ouvir a música dos Terra Sul, Suricata e Amar Guitarra sentado em pufes criados com as lonas publicitárias usadas ou em bancos de cartão criados exclusivamente a partir de embalagens.

Também haverá mesas de apoio estruturadas com garrafas de vidro recolhidas nos restaurantes locais.

De resto, os  Banhos Islâmicos, inaugurados há cerca de um mês, estarão abertos ao público durante o Festival MED. Durante os dias do evento, decorrerão visitas guiadas a este espaço, entre as 19h00 e 23h00.

Os Banhos Islâmicos de Loulé foram descobertos em 2006. O protocolo celebrado com o Campo Arqueológico de Mértola para apoio técnico no processo das escavações permitiu agilizar e acelerar o processo de musealização.

A Câmara de Loulé aguarda a finalização da proposta de classificação dos Banhos Islâmicos de Loulé como Monumento Nacional.

Além do espaço Hammam, também o espaço cinema do Festival – Cineconcertos -, na Rua do Município, vai ser adornado com peças iluminadas por luzes led solares, criadas com embalagens usadas.

No sábado, dia 2 de Julho, o Palácio Gama Lobo terá diversas oficinas com entrada gratuita, onde os visitantes poderão conhecer o trabalho de alguns dos artesãos e makers.

Aprender a fazer colheres de madeira com desperdícios de madeira, costurar um avental reutilizando calças de ganga usadas, revestir uma cadeira descartada com desperdícios de tecidos, construir um banco de cartão de embalagens, encher almofadas com ervas aromáticas locais são alguns exemplos do que se poderá aprender neste dia.

Além das oficinas, estão disponíveis duas visitas guiadas à exposição do projeto Infinity.

 

Programa 2 de Julho no Palácio Gama Lobo:

10h30 às 12h30 – Oficina aberta com Wesley Sacardi: construir colheres de madeira
10h30 às 12h30 – Oficina aberta com Claudia Moreira: costurar um avental reutilizando calças de ganga usadas
11h30 Visita Guiada à exposição Infinity
14h30 às 16h30 – Oficina aberta – com Marta Lourenço: almofadas com ervas aromáticas locais
14h30 às 16h30 – Oficina aberta – com Gustavo Arguello: construir um banco de cartão de embalagens
15h30 Visita Guiada à exposição Infinity
Loja aberta das 10h às 17h00



Comentários

pub