Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve celebra 20º aniversário com estreia mundial

Teatro das Figuras é palco para a comemoração dos 20 anos do projeto algarvio

Os 20 anos da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve vão ser comemorados a 3 de Julho, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro, com um concerto em que será estreada a peça «Viagens» e que contará com muitos e bons convidados.

A Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve é «um projeto regional de âmbito nacional, em que os jovens são os principais interlocutores e atores e cuja dinâmica geral se baseia na área da música e está assente em coordenadas consideradas de importância cultural e social na dinâmica objetiva das boas práticas», explica a Associação de Guitarra do Algarve.

O programa do concerto comemorativo apresenta um conjunto de obras que fazem parte da história da Orquestra, mas entre elas, salienta-se a obra “Viagens”, do compositor Miguel Jesus, cuja temática se inscreve na viagem ao encontro da Natureza e da relação afetuosa que ela nos merece e que será tocada em estreia mundial.

O concerto está a cargo dos alunos dos vários polos da associação, espalhados por todo o Algarve, e que compõem a Orquestra Juvenil de Guitarras, e de alguns convidados que a eles se juntam nesta noite de celebração, nomeadamente o Clube da Batucada da Casa do Povo de Messines, os “Mesa Para Cinco” e a dupla Perigo Público X Sickonce.

A OJGA envolve, neste momento, 8 dos 16 concelhos do Algarve, representados por instituições locais, que funcionam como polos dinamizadores do projeto, sendo que, neste momento, são 10 os polos em funcionamento.

Desde a sua criação em 2001, até hoje, a Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve realizou mais de 150 concertos. Em Portugal, atuou, entre outros, em centros e espaços culturais como o Centro Cultural de Belém (Lisboa), Teatro das Figuras (Faro), Centro Cultural de Lagos, Centro Cultural “A Moagem” (Fundão), Auditório Municipal de Pinhal Novo (Palmela), Cine Teatro Louletano, Teatro Lethes (Faro) e Auditório Municipal de Albufeira.

Já no estrangeiro, participou em dois intercâmbios internacionais, nomeadamente com a “Orchestra GMO – Giovani Musicisti Ossolani” (Viladossola – Itália) e com a “Guitar’Essonne” (Paris).

Segundo Eudoro Grade, presidente da Associação de Guitarra do Algarve, “todas estas práticas culturais, no fundo, estão a produzir a própria identidade da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve e a identidade de um projeto criado pelos jovens e com os jovens da maioria dos concelhos do Algarve”.

Neste concerto de comemoração dos vinte anos da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, a Associação de Guitarra do Algarve quer, de forma festiva, através da apresentação de algumas obras do seu vasto reportório, mas em especial na estreia de “Viagens”, ~«deixar uma mensagem simples, que traga esperança, expressa na solidariedade e respeito humano».

Os bilhetes, que custam 5 euros, estão à venda no Teatro das Figuras (https://www.teatrodasfiguras.pt/) e na bilheteira on line Bol.

O “Concerto 20 Anos – Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve” é organizado pela Associação de Guitarra do Algarve e conta com o apoio de várias entidades: Câmara Municipal de Faro, Região de Turismo do Algarve, Teatro das Figuras, Direção Regional de Cultura do Algarve, Instituto Português do Desporto e Juventude, Juntas de Freguesia de Bensafrim, Barão de São João, Mexilhoeira Grande, Monchique, Aljezur e Marmelete, Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues e Igreja Paroquial de Ferreiras.

A iniciativa tem ainda como parceiros de comunicação os jornais “Sul Informação” e “Barlavento” e a rádio “Antena 2”.

 

 

Comentários

pub