Olhão investe mais de 35 milhões em casas a preço acessível para centenas de famílias

Habitação acessível e educação são prioridades para a Câmara de Olhão

Olhão vai construir mais de 300 fogos de habitação acessível, 54 dos quais deverão estar prontos «no primeiro trimestre do próximo ano», e quer continuar a aposta na renovação do parque escolar do concelho, anunciou ao Sul Informação António Pina, presidente da Câmara de Olhão, à margem das comemorações do Dia da Cidade de Olhão, que se assinalou a 16 de Junho.

Além das cerimónias oficiais, o dia foi marcado por visitas a diversas obras em curso no concelho, bem como ao local onde vão começar a ser construídas, nos próximos anos, perto de três centenas de fogos de habitação acessível, cujas rendas serão adaptadas aos rendimentos das famílias olhanenses que ali vão viver.

«As nossas apostas mantêm-se na mesma linha daquilo que fizemos no mandato anterior. A educação continua a ser o nosso grande investimento. Visitámos a escola nº4, onde está a decorrer uma obra de requalificação com um custo na ordem de 1,6 milhões de euros», revelou o edil.

A intervenção deverá ficar concluída até Maio de 2023 e «representa uma fatia dos mais de 8 milhões de euros que estamos a investir no parque escolar».

Além da educação e da requalificação do parque escolar, «a outra grande, grande aposta que temos é a habitação acessível».

 

 

Atualmente, está em curso a construção dos 54 casas na Rua António Henrique Cabrita, «que já foram até sorteados e devem estar prontos no primeiro trimestre do próximo ano».

«Mas também visitámos um outro espaço, que é um grande desafio: a antiga litografia, na Avenida Sporting Clube Olhanense, onde há a possibilidade de construir quase 300 fogos de habitação social. São 288 fogos de habitação e 30 lojas. Aqui, estamos a falar de um investimento de 35 milhões de euros», revelou o edil olhanense.

O princípio deste projeto, que se prevê que «seja entregue, o mais tardar, até final do ano» é que, «do ponto de vista arquitetónico, as casas têm de ter o mesmo enquadramento e qualidade do que qualquer outra habitação. Por exemplo, têm que ter varandas, que é uma exigência que colocamos nos nossos cadernos de encargos».

Todas «têm de ter um lugar de estacionamento e, no caso concreto deste projeto, teremos um segundo piso para dotar a zona de estacionamento público».

«Estamos a falar numa aposta de habitação para todos. O objetivo é que, mesmo numa família em que ambos ganhem o ordenado mínimo, o esforço financeiro não seja superior a 25% do seu rendimento», ilustrou António Pina.

A ideia é que estas casas «sejam, essencialmente, para arrendamento, embora a atribuição também seja por sorteio, porque queremos manter a transparência».

 

 

E se estas casas de habitação acessível ainda vão demorar um bocado até chegar às mãos dos seus futuros moradores, outra das obras visitadas será inaugurada, pelo menos em parte, já no final desta semana.

«Viemos visitar mais uma reabilitação urbana, a da Avenida 16 de Junho, que está em curso. Contamos abrir ao público já no dia 24 ou 25 de Junho uma zona de estacionamento e uma faixa de circulação, uma vez que estamos no Verão e esta bolsa é importante. Com a obra, até conseguimos criar mais 60 ou 70 lugares de estacionamento do que tínhamos no passado», revelou António Pina.

A intervenção representa um investimento de 1,85 milhões de euros e contempla a criação de uma bolsa de estacionamento de cerca de 350 lugares, junto à zona ribeirinha de Olhão.

No Dia da Cidade, também foi apresentado o novo portal autárquico, «que congrega os sites dos principais serviços e empresas municipais, tornando o acesso mais ágil e mais moderno, ao mesmo tempo que permite aos munícipes tratarem dos mais diversos assuntos online», segundo a Câmara de Olhão.

Outra novidade é o Centro de Gestão de Ocorrências, um portal online que permite aos cidadãos «reportarem, de uma forma fácil e intuitiva, qualquer situação anómala que se verifique no concelho, permitindo aos serviços de manutenção atuar em tempo útil».

No campo das homenagens e reconhecimento, Maria Laureta Pacheco foi distinguida pelos 25 anos de serviço à autarquia.

A Câmara também «voltou a atribuir os prémios de mérito escolar referentes ao último ano letivo. Foram contemplados João Tiago Santana (10.º ano), Alice Navalho (11.º ano), Lara Brito (12.º ano) e Arianny Aguiar (cursos profissionais).

 

Fotos: Câmara Municipal de Olhão

 

 

 

 



Comentários

pub