Olhão assinalou Mês do Coração

As ações contaram com a colaboração de profissionais dos mais diversos quadrantes

A Câmara de Olhão assinalou, ao longo de Maio, o Mês do Coração, com um conjunto de iniciativas em vários espaços da cidade. 

As ações contaram com a colaboração de profissionais dos mais diversos quadrantes.

Uma enfermeira, uma nutricionista, um técnico de educação física e um cardiologista foram os protagonistas de uma série de vídeos, que pretenderam alertar para as consequências graves das doenças cardiovasculares, ao mesmo tempo que deram conselhos sobre os comportamentos a adotar no dia-a-dia para evitar o seu aparecimento.

No dia 28 de Maio, os alunos de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve responderam ao desafio da autarquia e promoveram um rastreio gratuito dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares: tensão arterial, glicémia e colesterol. A ação decorreu em plena “hora de ponta” de sábado de manhã, na Rua do Comércio, tendo contado com uma forte adesão por parte da população.

Também os funcionários da autarquia foram chamados a participar na iniciativa, e receberam uma formação subordinada ao tema “E Quando o Coração Para?”.

A ação decorreu nos Bombeiros Municipais e abordou as medidas de segurança e socorro a tomar no caso de um enfarte do miocárdio.

No final da formação, os colaboradores da autarquia – um por piso/edifício dos serviços camarários – ficaram com os conhecimentos básicos que lhes vão permitir socorrer um colega, ou munícipe, neste tipo de ocorrência.

Sob o lema “Esteja atent@ aos sinais e escute o seu coração”, este foi um mês de sensibilização para as doenças cardiovasculares, ou não fosse maio o Mês do Coração.

Comentários

pub