Novo Bauhaus Europeu foi celebrado em evento em Faro

No dia 9

Mais de 200 pessoas celebraram em Faro o movimento Novo Bauhaus Europeu, no dia 9 de Junho, com a realização do evento “AL-Bauhaus Dream Factory” na sede da Associação Cultural e Recreativa de Músicos, na Vila-Adentro da capital algarvia.

Esta iniciativa, inserida no “The Festival New European Bauhaus”, que decorreu em Bruxelas e noutras cidades europeias entre os dias 9 e 12 de Junho, contou com exposições, palestras, debates e workshops criativos «que permitiram imaginar, sonhar e co-projetar os futuros espaços culturais do Algarve, para que sejam belos, sustentáveis ​​e para todos».

«Este evento teve ainda como objetivo boas práticas, projetos e criativos de Faro e do Algarve, cujo trabalho se enquadra no movimento Novo Bauhaus Europeu e pretendeu acima de tudo convidar os presentes a reconectar-se à verdadeira identidade da nossa região através dos projetos apresentados e das ideias debatidas», segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Entre o público, contaram-se «crianças do Jardim Escola João de Deus, estudantes do Ensino Secundário, estudantes universitários do curso de Artes Visuais da UALG, utentes da ASMAL, professores de diversas disciplinas, artistas, criativos, especialistas, ativistas, entidades e curiosos».

A tarde começou com um workshop de desenho criativo, liderado pela Associação de Designers do Sul e onde participaram alunos do 2º ano do Jardim Escola João de Deus imaginaram os edifícios culturais do futuro e viram os seus trabalhos expostos no evento.

O espaço de exposição contou igualmente com a mostra de projetos vencedores do Prémio Regional de Arquitetura e seis tapeçarias XL, resultado do projeto LIXARTE, projeto piloto que consistiu em criar tapeçarias a partir de lixo (sobretudo marinho), inspiradas na obra do artista africano El Anatsui.

No AL-Bauhaus Dream Factory foram igualmente dados a conhecer outros projetos e artistas da região que trabalham a temática da sustentabilidade. A artista plástica Joana Rocha mostrou a peça “Bioco”, a associação Amarelarte apresentou o projeto de reciclagem de peças de vestuário “Upcycling Clothes and Minds” e Guilherme Gonçalves expôs as suas peças de vestuário e decoração inspiradas na Ria Formosa.

Também houve um debate sobre o tema “Novos Espaços Culturais”, onde alunos do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve  «chamaram a atenção para a necessidade premente de fixação de artistas na região» e avançaram com ideias para a criação de residências artísticas, oficinas e galerias.

Também houve um momento Open Mic, que contou com três palestras. Mariana Pestana, investigadora Instituto Superior Técnico da Universidade Lisboa, apresentou o projeto “Bauhaus do Mar”. José de Brito, arquiteto paisagista da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, falou sobre como “habitar de forma mais consciente” e integrar na construção das nossas paisagens valores e conhecimentos provenientes do patrimônio material e imaterial da região do Algarve.

Numa vertente mais técnica, Cláudio Calveri, consultor de Estratégias Culturais Digitais, apresentou o conceito de “Civic Crowdfunding”.

A CCDR algarvia destaca ainda a Al-Bauhaus Talk “(Re)Construções com Identidade, Inovação e Natureza”, que contou com o arquiteto José Alegria como keynote speaker e moderador de um painel de convidadas que incluiu Adriana Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve, Lurdes Carvalho, diretora de serviços de Desenvolvimento Regional na CCDR Algarve, e Teresa Valente, arquiteta do Serviço de Regeneração Urbana da Divisão de Ordenamento do Território do Departamento de Infraestruturas e Urbanismo da Câmara Municipal de Faro.

O evento terminou com uma sessão em que participaram as influencers Peanuts (Joana Jesus) e Maia Viegas e com uma festa animada pelo DJ Renato Aka Renato.

O projeto do Novo Bauhaus Europeu, que inclui uma série de ações e possibilidades de financiamento, «visa acelerar a transformação de vários setores económicos, como os da construção e dos têxteis, a fim de facilitar o acesso de todos os cidadãos a bens circulares e com menor intensidade de carbono».

«O Novo Bauhaus Europeu introduz também uma dimensão cultural e criativa no Pacto Ecológico Europeu a fim de demonstrar de que modo a inovação sustentável se pode traduzir, no nosso dia a dia, em experiências concretas e positivas», conclui a CCDR.

 

Parceiros algarvios do Novo Bauhaus Europeu:

– Associação Al Mouatamid Ibn Abbad
– Associação Cultural e Recreativa de Músicos
– Associação Designers do Sul
– Darquiterra
– Europe Direct Algarve | CCDR Algarve
– Faro2027 | Município de Faro
– Ordem dos Arquitetos Secção Regional do Algarve
– Sul Informação
– Universidade do Algarve

 

 



Comentários

pub