Loulé assinala Dia Internacional dos Arquivos esta quinta-feira

Às 17h30, no Arquivo Municipal Professor Joaquim Romero Magalhães

Loulé vai assinalar o Dia Internacional dos Arquivos com uma sessão de apresentação do Caderno do Arquivo nº 17, coordenado por Gonçalo Melo da Silva, esta quinta-feira, 9 de Junho, às 17h30. 

A celebração será feita no Arquivo Municipal Professor Joaquim Romero Magalhães e a obra apresentada trata-se do estudo de enquadramento e  transcrição dos livros de receita e despesa mais antigos da vila que chegaram até à atualidade.

«Loulé conserva nove exemplares e é o segundo concelho do país com mais registos desta natureza, sendo apenas ultrapassado pelo Porto. Os livros de receita e despesa publicados foram elaborados entre 1375 e 1518, mas fazem referência a anos anteriores, como o de 1348. Esta é a única série portuguesa que conserva livros de contas do século XIV e os mais antigos que chegaram até à atualidade», refere o Município em comunicado.

A apresentação será feita por Gonçalo Silva, investigador no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 2009, onde é coinvestigador responsável pelo Projeto ”Pensar em grande sobre as pequenas vilas de fronteira: Alto Alentejo e Alta Extremadura leonesa (séculos XIII – XVI)”.

O investigador licenciou-se em História, em 2010, e obteve o seu Mestrado em História – Área de Especialização História Medieval, Doutoramento em História – Área de Especialização História Medieval e Doutoramento Europeu, também na Universidade Nova de Lisboa.

A tese de doutoramento incidiu sobre as vilas e cidades portuárias do Algarve entre 1249 e 1521. As suas áreas de interesse são história medieval, história marítima, história urbana e história religiosa, assim como as humanidades digitais e comunicação de ciência.

 

 



Comentários

pub