Livro “A Pesca no Algarve Medieval” apresentado no Centro Interpretativo da Lota de Sagres

Para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos

O livro “A Pesca no Algarve Medieval”, de José Marcelino Castanheira, vai ser apresentado no Centro Interpretativo da Lota de Sagres, no dia 12 de Junho, domingo, às 16h00, numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos.

A apresentação do livro conta ainda com a introdução de Dário Teixeira (Clube do Livro de Sagres) e com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

«A Pesca no Algarve Medieval” é um título forte que, só por si, desperta grande curiosidade por se presumir, e bem, que traz conhecimento novo sobre um tempo que, por muito distante, costuma gerar imagens demasiado simplistas ou inferidas de épocas posteriores», escreve Álvaro Garrido no prefácio da obra.

«A síntese escrita capta a realidade das pescas algarvias desde o século XII, período remoto durante o qual o Algarve era ainda o Gharb al-Andaluz, até ao reinado de D. Manuel I, no começo do século XVI», acrescenta.

José Marcelino Castanheira, filho e neto de algarvios, tem uma ligação de quarenta anos ao mar e à pesca. É mestre em História e Patrimónios – variante História do Algarve e doutorando em Estudos do Património, pela Universidade do Algarve.

A militância política e o associativismo traduzem preocupações com as vivências da comunidade e impelem-no ao exercício e intervenção cívica ativas. É presidente da APOS – Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão e colabora regularmente na imprensa regional.

O livro foi editado pela Sul, Sol e Sal, e apoiado pela DRCAlg, através do programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve.

 

 



Comentários

pub