Lagos vai entregar bicicletas às escolas do ensino básico

Para assinalar o Dia Mundial da Bicicleta

Para assinalar o Dia Mundial da Bicicleta, que se celebra a 3 de Junho, a Câmara Municipal de Lagos vai entregar bicicletas às escolas do ensino básico. 

Nesta data, que foi instituída em 2018 pela Assembleia Geral da ONU com o objetivo de promover a bicicleta como símbolo de transporte sustentável, Lagos dá mais um passo para promover o desenvolvimento do “PÉ NO PEDAL”: um projeto municipal que arrancou há cerca de um ano e que pretende ensinar os alunos do 1.º ciclo a pedalar e sensibilizar os estudantes do 2.º ciclo para um uso continuado da bicicleta

«O grande objetivo do Município é fomentar a utilização da bicicleta junto do maior número de utilizadores possível, no sentido de desenvolver a mobilidade sustentável, regida pelos princípios da segurança individual e rodoviária, do civismo, do respeito pelo ambiente, destacando a relevância da prática da atividade física no contexto escolar e seus benefícios para a saúde», frisa a Câmara Municipal de Lagos em comunicado.

Em paralelo com o arranque do projeto “PÉ NO PEDAL”,  o município investiu até ao momento cerca de 51 mil euros em equipamentos – adquirindo bicicletas, respetivos acessórios/equipamentos de proteção e consumíveis e abrigos de madeira para parqueamento instalados em todas as escolas do 1.º ciclo.

De acordo com a autarquia, parte deste investimento foi comparticipado pelo Fundo para o Serviço Público de Transportes, que atribui uma verba de mais de sete mil euros.

Cada uma das oito escolas do 1.º ciclo irá, assim, receber 15 bicicletas, perfazendo um total de 120 unidades, enquanto as escolas de 2.º e 3.º ciclos de Lagos receberão no conjunto 40 bicicletas.

Já a pensar no alargamento do público-alvo do projeto e na antecipação do contacto das crianças com a bicicleta, o município decidiu ainda adquirir bicicletas de equilíbrio para o pré-escolar.

«O “Pé no Pedal” está enquadrado em plano de atividades da Câmara Municipal no eixo estratégico “Lagos mais Solidário, Seguro e Saudável” e no objetivo de “Reforçar o apoio à Educação, Juventude e Desporto”, diversificando as atividades de âmbito curricular e  extracurricular», esclarece a autarquia de Lagos.

 



Comentários

pub