Lagoa comemorou Dia Internacional da Biodiversidade com atividades de Educação Ambiental

Ao longo de cinco dias, houve inúmeras atividades

O Parque Municipal do Sítio das Fontes, o Caminho do Algar Seco, em Carvoeiro, e o Caminho dos Promontórios receberam, entre 24 e 28 de Maio, atividades de formação e de educação ambiental promovidas pelo Município de Lagoa, como forma de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade.

Ao longo de cinco dias, houve percursos interpretativos de exploração da Biodiversidade Biológica de habitats de tempos atuais e antigos e da geodiversidade local, que contaram com cerca de 90 participantes e com a presença do professor e geólogo Francisco Lopes, da GeoWalks&Talks.

Nas plataformas de videoconferência, foi realizada uma formação on-line em Ilustração Científica, durante a qual vários formandos, de diversas regiões do país, orientados pela formadora e artista plástica Ana Rita Afonso, puderam interagir, tirar dúvidas, adquirir e aperfeiçoar conhecimentos, e descobrir a ilustração científica como a arte de representação da natureza que articula saberes das artes plásticas e das ciências.

Além das formações on-line e presenciais, percursos exploratórios e uma oficina de macroinvertebrados bentónicos, a semana celebrou ainda o Dia Europeu dos Parques, no dia 24 de maio, assim como a parceria entre o Município de Lagoa do Algarve e o Município de Lagoa dos Açores, no dia 26 de maio.

Dos participantes nestas atividades promovidas, há que destacar a forte presença da comunidade docente, a nível individual, das escolas e Centros de Formação, a nível das escolas e instituições de formação.

Celebrado no dia 22 de maio, com o objetivo de alertar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica, o Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas em 1992, na sequência da adoção da Convenção da Diversidade Biológica.

Desde 2018 que o Município de Lagoa tem apostado em diversas atividades de Educação Ambiental e de formação com o objetivo de dar a conhecer a Biodiversidade existente no seu território e ajudar a protegê-la.

 



Comentários

pub