Já é possível «criar mais memórias» no Jardim da Alameda de Faro

A reabertura contou com muita animação, jogos e performances

Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação

O Jardim da Alameda João de Deus, um dos lugares mais visitados e onde se «criam memórias» há décadas, em Faro, foi esta quinta-feira reaberto ao público após um ano e meio em requalificação. 

O icónico parque farense foi reaberto após um ano e meio de obra de requalificação (mais seis meses que o previsto) e um investimento de um milhão de euros para voltar a receber o público, seja os que querem desfrutar do espaço, seja os que estão só de passagem.

Centenas de pessoas, entre miúdos e graúdos, passaram a manhã de ontem a aproveitar a animação, as atividades, jogos e os jogos que marcaram a reinauguração do parque.

Um concerto da Banda Filarmónica de Faro e uma performance das Urban Xpression, uma demonstração de patinagem artística dos Real Amizade Farense e outra de skate, apresentada pelo WallRide, foram alguns dos pontos altos do programa.

E, claro, não faltaram os habituais residentes do jardim: os pavões.

 

 

Para Idália, uma habitante de Faro, o jardim sempre foi a segunda casa.

«Eu frequentava o jardim desde sempre. Ele é importante, porque é o único espaço verde que nós temos aqui dentro da cidade. É um espaço para crianças, os meus filhos praticamente foram criados aqui. Agora ficou um espaço mais aberto e mais acessível, pois antes era chão de pedra e agora melhoraram para a passagem das crianças e dos idosos», referiu a visitante.

Patrícia, visitante louletana, também costumava frequentar o jardim em eventos e o espaço acabou por ficar marcado nas suas memórias. Agora tornou-se «mais agradável e muito mais verde».

No seu discurso oficial, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, salientou que «foram arranjadas 40 árvores que estavam em vias de morrer e foram postas 64 árvores novas».

Isto permitiu que o espaço ficasse «com mais luz, mais amplo, mais agradável e com melhores condições  para receber as pessoas no dia da reabertura, e para nos próximos tempos se criarem mais memórias».

O autarca também fez questão de frisar que a intervenção «ainda não está terminada».

«Temos um plano de manutenção do próprio espaço e do arvoredo. Vamos continuar a cuidar da nossa Alameda. Por isso, não vamos permitir grandes festas como fazíamos antigamente, pois contribuía para a degradação deste espaço. Vamos apenas ter aqui animação para  as pessoas usufruírem», disse.

 

Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

Fotos: Cátia Rodrigues/Sul Informação

 



Comentários

pub