Já começaram as obras no Mercado Municipal de Faro

Estudo e empreitada exigiram da empresa municipal um investimento global de quase 100 mil euros

Os trabalhos de requalificação da cobertura do Mercado Municipal de Faro começaram esta sexta-feira, 3 de Junho, depois da «celebração dos respetivos contratos de execução» e de «cumpridas todas formalidades necessárias», anunciou a Ambifaro.

A empresa municipal responsável pela gestão do Mercado salienta que, «como se tornou público e notório, há muito que a atual cobertura deixou de dar a resposta mais adequada, sobretudo durante as maiores precipitações, não impedindo a ocorrência de inundações em alguns pontos do edifício, incluindo áreas comuns e dependências de operadores, avarias de equipamentos elétricos e outros transtornos».

A empreitada de “Reabilitação do Mercado Municipal” foi adjudicada à empresa local Glorious Details, pelo valor de 89.408,88 euros, e consiste na reparação das caleiras e tubos de queda do edifício, substituição das telas de impermeabilização e retificação das juntas de dilatação em todos os pisos.

A empresa contratada irá também corrigir as pendentes para garantir um melhor escoamento das águas da chuva e reparar revestimentos, alvenarias e outros elementos do edifício que se encontram seriamente danificados e incapazes de cumprir com eficácia a sua missão.

Apesar de as obras mais recentes no edifício terem cumprido no passado dia 8 de Fevereiro «apenas 15 anos de vida, são diversas as patologias de que enferma e que estão a acelerar a degradação do edifício, não só no exterior como no seu interior».

Isto levou a administração do Mercado a «tomar a decisão de não adiar mais este investimento, que surge após a apresentação de um estudo técnico elaborado pela empresa especializada Protecna – Consultores de Engenharia Lda».

O trabalho, que foi encomendado pela Ambifaro (3.874,50 euros) e concluído em 2021, serviu de base técnica para a empreitada que agora se inicia.

Estudo e empreitada exigiram da empresa municipal um investimento global de quase 100 mil euros, «o que representa um esforço muito significativo que acontece num momento crucial da sua operação, em que os custos com a energia elétrica irão triplicar», acrescenta a Ambifaro.

Apesar das dificuldades, a Administração do Mercado diz esperar «continuar a realizar no edifício as intervenções necessárias com vista à sua modernização e afirmação como o principal centro da vida comercial e social do concelho».

 

 



Comentários

pub