ISMAT apresenta resultados de projeto para tornar aldeias do Barrocal mais sustentáveis

O projeto “Comunidades Sustentáveis nas aldeias do Barrocal Algarvio” envolveu alunos do ISMAT de Portimão e das Escolas de Hotelaria e Turismo algarvias

Os trabalhos finais do projeto “Comunidades Sustentáveis nas aldeias do Barrocal Algarvio”, desenvolvido em parceria pelo  Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) e pelo Turismo de Portugal, vão ser apresentados amanhã, sexta-feira, dia 17, a partir das 14h30, no Campus ISMAT, em Portimão.

Na sessão de apresentação, que conta com a presença dos representantes de todas as autarquias envolvidas, serão premiados o Projeto+SMART e o Projeto+DISRUPTIVO.

Ao abrigo de um projeto desenvolvido pelo ISMAT, autarquias de aldeias do Barrocal Algarvio  desafiaram os estudantes de todos os cursos da instituição a apresentarem projetos sustentáveis nestes espaços.

Ao abrigo do protocolo de cooperação assinado este ano entre o ISMAT e o Turismo de Portugal, juntaram-se ao projeto os estudantes das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portimão, Algarve (Faro) e de Vila Real de Santo António.

«O projeto multidisciplinar teve como objetivo promover a reabilitação e o desenvolvimento do património cultural e natural, bem como a interação entre os residentes locais e os turistas/visitantes, combater a solidão e contribuir para o bem-estar das populações», segundo o Instituto Superior portimonense.

A iniciativa «desafiou os estudantes a criarem projetos de desenvolvimento relevantes, interligando as comunidades, a economia e o ambiente; estabelecer sinergias entre os vários domínios do saber, a sociedade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030; operacionalizar e desenvolver o pensamento crítico, aplicando soluções estratégicas para a concretização do ODS 11 – Tornar as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; e promover a atratividade da Investigação & Desenvolvimento em contexto aplicado como fator de desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental».

Ao longo do processo, procurou-se «o envolvimento de todas as partes interessadas na construção e promoção de alianças para a inovação sustentável».

 

 



Comentários

pub