Gomes Cravinho: Ligação marítima entre Marrocos e o Algarve é «uma prioridade»

Há «acordo quanto à desejabilidade da ligação» entre Portugal e Marrocos

A ligação marítima entre Tânger e o Algarve é «uma prioridade» e vai ser «um dos grandes temas» de uma cimeira entre Portugal e Marrocos que deverá «ter lugar ainda este ano», anunciou João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros.

À margem da inauguração do edifício dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barretos, o governante deu conta de que  Portugal e Marrocos «continuam de acordo quanto à desejabilidade da ligação» e que «nos próximos meses» poderá haver avanços decisivos no processo.

«É uma prioridade. Não é a única, mas é uma delas», acrescentou.

«Naturalmente que há aqui um conjunto de fatores que têm de ser tidos em conta. A criação de uma nova fronteira marítima tem de ser trabalhada com o Ministério da Administração Interna», disse Gomes Cravinho.

Por outro lado, «as ligações marítimas são asseguradas por agentes privados e é preciso envolvê-los na discussão».

No que toca ao local, no Algarve, que será escolhido para ser um dos polos desta ligação, ainda está por decidir – na ligação que existiu no passado, mas que acabou por ser interrompida, Tânger estava ligado com Faro.

«Temos vindo a falar em Portimão, mas há várias possibilidades. Quanto a essa matéria, também serão os operadores a privados a dar a sua opinião», concluiu o ministro.

 

 

 



Comentários

pub