Freguesia de Quelfes arrecada prémio Autarquia do Ano

União de Freguesias de Faro recebeu também Menção Honrosa

A Freguesia de Quelfes foi reconhecida com o Prémio Autarquia do Ano, pela Lisbon Awards Group e apoio do ECO, com a eleição do projeto “Jardim Mediterrânico” na categoria de Ecologia e subcategoria do Combate às Alterações Climáticas.

Na terceira edição dos prémios foi também distinguida a União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) com uma Menção Honrosa com o projeto de Economia Circular desta Junta de Freguesia, na sub-categoria Consciencialização Ambiental.

De acordo com a Freguesia de Quelfes, o projeto “Jardim Mediterrânico” tem conclusão prevista para Novembro e «procura promover a flora local, com recurso a vegetação autóctone de modo a criar uma zona ajardinada agradável, com o mínimo ou mesmo nenhum consumo de água».

Tendo como base a preciosidade da água, a Freguesia de Quelfes propôs a criação de um jardim seco, que «raramente ou mesmo nunca se rega», com plantas da região do Algarve, adaptadas à estação seca do verão e que ao mesmo tempo atue como um museu interativo com atividades para a promoção da Educação Ambiental.

Neste momento, já foram plantadas mais de 300 espécies e prevê-se que em Novembro, aquando da conclusão do projeto já existam cerca de 750 espécies, «para usufruto dos residentes na área urbana envolvente, o jardim mediterrânico apresenta-se, em simultâneo, como espaço de lazer e montra da flora local», continua a freguesia.

No caso da União de Freguesias de Faro, a Menção aconteceu após, no ano passado, ter ficado em 1º lugar no galardão Ecofreguesias XXI com a melhor classificação nacional de sempre.

«Esta distinção é motivo de orgulho para Faro e para os farenses. É o reconhecimento de uma estratégia de defesa do ambiente e da promoção da sustentabilidade que têm sido implementadas por esta Junta de Freguesia e que gradualmente vai tendo os seus resultados num processo de melhoria continua da qualidade de vida do cidadão e da qualidade ambiental urbana, bem como do reforço da consciencialização ambiental, criando valências e ferramentas que permitem atuar ao nível da mudança de comportamentos e a adoção de práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente», refere a União de Freguesias de Faro em comunicado.

Consulte aqui a lista de vencedores.



Comentários

pub