Fim de semana prolongado com muito calor e poeiras do Norte de África

Noites tropicais no Centro e no Sul, em especial no Sotavento Algarvio

Subida da temperatura, com máximas de 40ºC e noites tropicais, bem como o transporte de poeiras oriundas do Norte de África. Será este o estado do tempo entre 9 e 13 de Junho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA explica que, nestes dias (13 de Junho é feriado em Lisboa), em Portugal Continental, prevê-se «uma situação de tempo quente, devido a uma massa de ar tropical proveniente do Norte de África/Península Ibérica, transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado sobre a região dos Açores, em crista para a Europa Central, e um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica».

E é este verdadeiro imbróglio meteorológico que leva a prever «uma subida dos valores da temperatura, em especial da máxima e nos dias 9 e 10, atingindo-se na generalidade do território, temperaturas máximas entre 30 e 35°C, com valores mais elevados, da ordem de 40°C, na Beira Baixa, Vale do Tejo e interior do Alentejo».

Na faixa costeira ocidental, os valores deverão ser «ligeiramente inferiores», variando entre 25 e 30°C, devido ao vento de nor-noroeste, que poderá ser por vezes forte durante as tardes.

No dia 13, segunda-feira, a tendência aponta para uma pequena descida dos valores de temperatura, em especial da máxima, entre 2 e 5°C.

O IPMA acrescenta que os valores das temperaturas máximas deverão estar «entre 5 e 12°C acima dos valores médios para a época do ano, situação que é
comum nesta altura do ano, e que neste contexto levará à emissão de avisos de Tempo Quente, em particular no interior».

As temperaturas mínimas deverão subir no dia 10, prevendo-se noites tropicais (ou seja, com mínimas acima dos 20ºC) no interior, em especial do Centro e Sul, e no Sotavento algarvio.

Poderá igualmente haver «condições de instabilidade nas regiões do interior a partir da tarde de dia 10, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas localizados.

«Adicionalmente, poderá haver transporte de poeiras oriundas do norte de África», conclui o IPMA.

Em resumo: umas mini férias cheias de calor, para aproveitar na praia. No Algarve, devido ao Levante previsto, a temperatura da água do mar deve estar convidativa.

 

 

 



Comentários

pub