Festival de Caminhadas de Monchique cancelado devido ao risco máximo de incêndio

Vai agora ser marcada outra data

Serra de Monchique – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Festival de Caminhadas de Monchique, que devia decorrer de 10 a 12 de Junho, acaba de ser cancelado devido à previsão de risco «muito elevado» ou «máximo» de incêndio para aquele concelho.

Contactado pelo Sul Informação, o presidente da Câmara de Monchique confirmou o cancelamento do Festival, explicando que, «com a entrada em vigor da Lei 82, é proibido o desenvolvimento de atividades deste tipo em espaços florestais quando a situação é de risco máximo ou muito elevado, o que é agora o caso».

O autarca refere-se ao decreto-lei 82/2021, que estabelece o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais no território continental e define as suas regras de funcionamento.

«Grande parte das caminhadas desenvolve-se em território florestal», acrescentou, pelo que «não podia ser a Câmara, que organiza o festival, a dar o mau exemplo».

Paulo Alves revelou que a Câmara de Monchique está agora «a falar com os parceiros», nomeadamente a Região de Turismo do Algarve, a Associação Turismo do Algarve e a Associação Almargem, «para lhes explicar a situação».

O Festival vai agora ser marcado para outra data, provavelmente para Outubro. Mas o autarca Paulo Alves adiantou ao nosso jornal que, por ser previsível que situações deste tipo possam voltar a acontecer, «no futuro, teremos de fixar uma nova data noutra altura do ano», em que não seja de esperar tanto calor.

«Nos territórios do interior, como Monchique, além de tudo o mais ainda nos temos de debater com outras restrições», concluiu.

O Festival de Caminhadas de Monchique é um evento integrado no calendário anual do AWS – Algarve Walking Season, um projeto regional de promoção conjunta de festivais de caminhadas no Algarve, e no Projeto “Revitalizar Monchique – Turismo como catalisador“, financiado pelo Turismo de Portugal.

O Festival, promovido pela Câmara de Monchique, tem como co-promotores a Região de Turismo do Algarve, a Associação Turismo do Algarve e a Associação Almargem.

 

 



Comentários

pub