Fernando Pessanha lança livro sobre expedição de D. Gonçalo Camelo contra as costas de Huelva

Veladas Literarias irão decorrer no Patio de las Letras de Punta Umbría até  20 de Setembro

Fernando Pessanha –  Foto: Editamarketing – Servicio de Comunicación y Diseño Editorial

O lançamento de La expedición del corsario portugués D. Gonçalo Camelo a las costas de Huelva, en 1336, do historiador algarvio Fernando Pessanha, foi lançado no dia 9 de Junho, o Patio de las Letras, em Punta Umbría, em Espanha.

Esta investigação, originalmente publicada no último volume da revista Huelva en su Historia, da Universidade de Huelva, foi agora lançada como separata pela Editora Guadiana de Vila Real de Santo António, com capa e tradução a cargo de Adela M. Sevilla, da Editamarketing – Servicio de Comunicación y Diseño Editorial.

Grosso modo, este estudo veio agora lançar luz sobre uma expedição corsária silenciada pelas crónicas espanholas: a expedição naval comandada por D. Gonçalo Camelo contra as costas de Huelva, nomeadamente, contra Lepe e Gibraleón, no contexto da guerra luso-castelhana de 1336-1339.

A sessão, aberta por Uberto Stabile, da Câmara Municipal de Punta Umbría, foi conduzida por Antonio Sánchez González, docente da Universidade de Huelva, e pelo próprio Fernando Pessanha, que agradeceu a presença de todos nesta inauguração das Veladas Literarias, que irão decorrer no Patio de las Letras de Punta Umbría até  20 de Setembro.

A versão original deste estudo, em língua portuguesa, será lançada no presente ano de 2022 no próximo número da e-Strategica – Revista da Associação Ibérica de História Militar (séculos IV – XVI).

 

Uberto Stabile, Fernando Pessanha e Antonio Sánchez González – Foto: Editamarketing – Servicio de Comunicación y Diseño Editorial

 

 



Comentários

pub