Férias Desportivas regressam a Portimão

O programa vai incluir várias atividades desde desportivas a culturais

As Férias Desportivas estão de regresso a Portimão para, de 4 de Julho a 12 de Agosto, ocupar os tempos livres das crianças e jovens dos 6 aos 15 anos durante a pausa escolar de Verão.

As Férias Desportivas vão estar ricas em atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental, complementando com atividades no Museu, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, na Quinta Pedagógica e no Teatro Municipal (TEMPO).

As inscrições abrem no dia 13 de Junho e devem ser feitas online, tendo a possibilidade de se inscrever em diferentes núcleos e turnos.

Os valores variam em função dos núcleos que os participantes pretendam frequentar, sendo de 25 euros o valor para o núcleo da Área Desportiva e de 45 euros para os restantes núcleos. A verba de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais e almoço, e a oferta de um kit composto por t-shirt, mochila e boné.

As atividades dos três turnos quinzenais relativos à 30ª edição das Férias Desportivas, que regressam ao seu formato original, decorrem nos núcleos: Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, Pavilhão Desportivo da Boavista, Complexo Desportivo de Alvor, Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande e Área Desportiva da Praia da Rocha.

No que diz respeito aos turnos, o primeiro decorre de 4 a 15 de Julho, o segundo entre 18 e 29 de Julho e o último de 1 a 12 de Agosto, com atividades das 9h00 às 17h30, e pausa para almoço entre as 12h00 e as 14h00, exceto no núcleo da Área Desportiva da Praia da Rocha, uma vez que as atividades têm lugar das 9h00 às 13h00.

Além das práticas desportivas, vai ser possível os participantes experimentarem ténis, futsal, andebol, ginástica, dança, surf, canoagem, windsurf, body-board, natação, entre outras. Também terão a oportunidade de praticar mini-golfe e participar em atividades como a visita a um parque de diversões aquáticas, entre outras.

Colaboram na iniciativa as seguintes entidades: Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, Policia de Segurança Pública, Centro de Ciclismo de Portimão, Clube de Ténis e Padel de Portimão, Clube Naval D. João II – Alvor, Clube Naval de Portimão, Escola Shotokan de Karaté de Portimão, Grupo de Petanca de Portimão, Portimão Surf Clube; Portimonense Sporting Clube, Portinado – Associação de Natação de Portimão, Portisub, GEJUPCE – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube, Navibordo,  Marina de Portimão, e Tic Tac Bike Tour.

O projeto tem como parceiros os Agrupamentos de Escolas da Bemposta, Eng.º Nuno Mergulhão, Manuel Teixeira Gomes, Poeta António Aleixo e Júdice Fialho, assim como as Juntas de Freguesia do concelho. Os principais patrocinadores das Férias Desportivas são Portimão Retail Center, EMARP, Slide & Splash, Golfland e Socialgar Seguros.

No núcleo do TEMPO, as atividades estão a cargo do TIPO – Teatro Infantil de Portimão e vão focar-se no tema “Expressão dramática na educação da criança”, proporcionando às crianças um contacto com a arte dramática, através de fórmulas divertidas e criativas, aproveitando as faculdades naturais de cada um.

No núcleo da Quinta Pedagógica, o programa oferece um conjunto de iniciativas que vai privilegiar ateliês temáticos e atividades na natureza, sempre em contacto com os animais daquele espaço rural em plena cidade, onde também vai ser possível praticar diversos ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental.

No núcleo da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes propõem-se seis histórias, uma por semana, a partir das quais se desenvolvem diferentes oficinas e atividades de leitura, teatro, dança, pintura, marionetas, reciclagem, moldagem, dobragem e jogos, entre outras propostas.

As atividades nestes três núcleos, que têm duração semanal, decorrem entre as 8h30 e as 13h30 e dirigem-se a participantes dos 6 aos 12 anos, com um custo de 15 euros por participante.

No núcleo do Museu de Portimão, a Oficina Educativa, que é também dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos, decorre entre as 9h00 e as 17h30, com valor de 20 euros por semana, e propõe aos participantes seis semanas de diversão sob o mote “Dar água pela barba”.

O projeto deste ano é constituído por um conjunto de atividades que darão a conhecer a importância da água no território, as tradições, o património cultural e natural, não apenas na atualidade, mas ao longo da história enquanto elemento essencial à vida e comum a muitas atividades que desde tempos imemoriais marcaram o quotidiano da comunidade.

Todos os participantes no projeto Férias de Verão vão ter o acompanhamento de coordenadores responsáveis da Câmara de Portimão, secundados por 90 monitores entre os 17 e 25 anos, cuja responsabilidade é apoiar os pequenos participantes nas atividades previstas, todas elas ajustadas às suas idades.

 

 

 



Comentários

pub