Comissão de Gestão Integrada de Fogos Rurais reuniu-se em Vale Maria Dias

Na recém-inaugurada Unidade Avançada de Proteção Civil de Vale Maria Dias, no concelho de Loulé

A recém-inaugurada Unidade Avançada de Proteção Civil de Vale Maria Dias, no concelho de Loulé, recebeu esta terça-feira, 14 de Junho, uma sessão de trabalho conjunto do grupo técnico da Comissão Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

A iniciativa teve como objetivo «a discussão das fichas de projeto que fazem parte integrante do Programa Regional de Ação de Gestão Integrada de Fogos Rurais, instrumento estratégico que assenta na valorização e manutenção dos espaços rurais, modificação de comportamentos ao nível do reforço dos mecanismos de vigilância e aposta na “educação para o fogo” e ainda a gestão eficiente do risco», refere a Câmara Municipal de Loulé em comunicado.

Em representação do Município de Loulé estiveram as técnicas do Gabinete Florestal, serviço que tem feito o acompanhamento direto destas atividades, em particular nos territórios do interior do concelho.

A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais tem como propósito «assegurar a implementação e funcionamento do sistema, para proteger pessoas e património natural e construído, face a incêndios rurais graves».

A sua missão passa por acelerar a transição para a gestão integrada de fogos rurais, envolvendo as instituições e a sociedade, através da coordenação e avaliação estratégica e procurando a sustentabilidade do sistema.



Comentários

pub