«Cenas de Teatro» apresenta «Dois Homens» no LAMA Black Box, em Faro

«Dois Homens», do dramaturgo José Maria Vieira Mendes, é o ponto de partida para a construção da quarta criação do projeto Cenas de Teatro

O projeto «Cenas de Teatro» apresenta a sua quarta criação, «Dois Homens», a partir do texto homónimo de José Maria Vieira Mendes e dos «Diários» de Franz Kafka, nos espetáculos marcados para os dias 24, 25 e 26 de Junho, no LAMA Black Box, em Faro. O espetáculo, com Bruno Martins, e Neusa Dias, tem dramaturgia e encenação desta última.

«Num “não-lugar”, um “além” do caos e da irracionalidade do mundo, dois indivíduos repetem uma fantasia, na tentativa de resistir – sem desespero nem revolta – ao absurdo da existência, sabendo que o destino inexorável da vida é a morte. Perante a lucidez de que a sua pequena fantasia é estéril, não chegando a lugar algum fora do esforço repetido da própria ficção, os dois indivíduos não escapam à inquietante sensação de culpa pela sua paralisada condição (sub)humana», explica a encenadora.

«Dois Homens», do dramaturgo José Maria Vieira Mendes, é o ponto de partida para a construção da quarta criação do projeto Cenas de Teatro. Neste texto, um monólogo, não se encontram, de facto, dois homens, mas, em boa medida, é possível dizer que sim: porque Vieira Mendes fez uma colagem de diversos escritos de um outro escritor, Franz Kafka; porque a personagem se confronta com outros indivíduos nas histórias que recorda e conta, como se fossem entidades separadas de si.

Na adaptação feita para este espectáculo, foram integrados excertos dos«Diários» de Franz Kafka, resultando num diálogo para dois intérpretes que já não é, a bom rigor, Vieira Mendes nem Franz Kafka, mas certamente a ambos se deve.

Cenas de Teatro é um projeto independente criado por Neusa Dias, desenvolvido desde Dezembro de 2021 em diferentes espaços culturais da cidade de Faro.

É financiado pela DGARTES – Direção-Geral das Artes e pela Direção Regional de Cultura do Algarve, contando com a parceria da SRAF – Sociedade Recreativa Artística Farense, do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, da Associação 289, da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa e ainda do LAMA Teatro.

Á
– – – SEX. e SÁB. – 21H30 | DOM. – 17H

M/12
6€ | Descontos aplicáveis
RESERVAS: [email protected] | 932 787 339

+ INFORMAÇÃO: www.facebook.com/5cenasdeteatro | www.instagram.com/5cenasdeteatro

 

 



Comentários

pub