Castro Marim lança 2.ª edição do Programa «Jovens pelo Ambiente»

Destinado a jovens entre os 16 e os 23 anos

O Município de Castro Marim lança a 2.ª edição do programa “Jovens pelo Ambiente”. 

A iniciativa, lançada em 2021, nasceu de um grupo de jovens, que se assumiu como percursor deste projeto ambiental, e o Município de Castro Marim «prontamente abraçou a causa, onde viu o primeiro passo para uma nova cultura de cuidado com o ambiente e espaço público e uma forma diferenciada de sensibilização da comunidade» frisa a autarquia.

O projeto destina-se a jovens entre os 16 e os 23 anos, residentes, estudantes no concelho ou que tenham participado ativamente em atividades de voluntariado no Município de Castro Marim. Este ano, o programa dos “Jovens pelo Ambiente” vai incluir também a organização de ações de promoção e sensibilização nos eventos e praias do concelho.

«Um grupo de jovens de carrinho, vassoura e luvas, a limpar as envolventes, bermas e espaços públicos, foi a imagem que nos ficou do projeto e que traduz também a vontade de alertar, valorizar e dignificar o trabalho dos cantoneiros de limpeza, que, todos os dias, nos mesmos sítios, se esforçam por manter limpos os espaços públicos e que, não raras vezes, não são reconhecidos», explica a Câmara Municipal de Castro Marim.

Além disso, estes jovens são também responsáveis por organizar ações de sensibilização sobre reciclagem, conduzir inquéritos e ações relacionadas com os bio resíduos e colaborar na geolocalização de contentores no concelho, entre outras missões no âmbito da sensibilização ambiental.

Numa primeira fase, são abertas 20 vagas, ficando os jovens em funções do Serviço de Juventude e Ambiente, em Castro Marim, até ao final do mês de Agosto.

Os jovens serão permanentemente acompanhados, tendo direito a uma bolsa semanal. A iniciativa inclui seguro de acidentes pessoais e diploma de participação.

As candidaturas já estão abertas e podem ser entregues presencialmente, no gabinete de apoio ao munícipe, ou através do email [email protected].

 



Comentários

pub