Câmara de Faro participa no Festival do Novo Bauhaus Europeu

A autarquia de Faro é parte integrante de duas iniciativas inseridas no programa oficial do evento, uma em Faro e outra em Bruxelas

A Câmara de Faro vai participar, de 9 a 12 de Junho, no Festival do Novo Bauhaus Europeu que decorre tanto em Bruxelas (Bélgica), como um pouco por toda a Europa. 

A autarquia de Faro é parte integrante de duas iniciativas inseridas no programa oficial do evento, uma em Faro e outra em Bruxelas.

Em Faro, a iniciativa “Al-Bauhaus Dream Factory” terá lugar na quinta-feira, dia 9 de Junho, na Associação Recreativa e Cultural de Músicos.

O programa inclui workshops de desenho criativo, exposições de arte sustentável e de fotografia, bem como demonstrações de criativos a trabalhar ao vivo. No mesmo âmbito serão igualmente expostos alguns dos projetos vencedores do Prémio Regional de Arquitetura.

A programação do dia inclui ainda vários momentos de debate de ideias, dos quais se destaca um com o tema “Al-Bauhaus Talk – (Re)Construções com Identidade, Inovação e Natureza”, que será moderada pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos e que terá o arquiteto José Alegria a apresentar o tema “A importância dos saberes e dos materiais locais”.

Entre outros, participam nesta iniciativa a Associação de Designers do Sul, alunos da Escola João de Deus e do projeto lix’ARTE. Mais informação sobre esta iniciativa, pode ser encontrada aqui.

Já na sexta-feira à tarde, dia 10, o Município de Faro participará na iniciativa “A Europa de outra perspetiva”, outro evento oficial do festival, desta feita em Bruxelas. No âmbito da Rede Europeia das Açoteias Criativas – um projeto co-financiado pelo programa Europa Criativa -, vai ter lugar um encontro de promoção e networking do trabalho desta rede com diversas cidades a mostrarem bons exemplos do uso das açoteias.

Neste encontro, que vai acontecer na açoteia da Real Biblioteca da Bélgica entre as 14h00 e as 17h00 (horas locais), participarão, entre outros, a vereadora Sophie Matias e o chefe de Divisão da Cultura do Município de Faro Bruno Inácio, bem como o diretor para a cultura da Agência Europeia para a Educação e Cultura Walter Zampieri.

Mais informação sobre esta iniciativa pode ser encontrada aqui.

 

 



 

Sobre o Novo Bauhaus Europeu:

O Novo Bauhaus Europeu introduz uma dimensão cultural e criativa no Pacto Ecológico Europeu com o objetivo de demonstrar de que modo a inovação sustentável se pode traduzir, no nosso dia-a-dia, em experiências concretas e positivas.

Este projeto, que inclui uma série de ações e possibilidades de financiamento, visa acelerar a transformação de vários setores económicos, afim de facilitar o acesso de todos os cidadãos a bens circulares e com menor intensidade de carbono.

Comentários

pub