Bloco de Partos em Portimão encerra até segunda-feira

Também há falta de especialistas no Serviço de Urgência de Pediatria

O Bloco de Partos do Hospital de Portimão vai estar encerrado até às 9h00 da próxima segunda-feira, 27 de Junho, devido à falta de pediatras. Também o Serviço de Urgência de Pediatria, tanto em Faro, como em Portimão, vai estar condicionado nos próximos dias.

A situação foi revelada numa nota enviada às redações pelos deputados do PSD eleitos pelo Algarve, que consideram que «a falta de especialistas entre as 16h00 desta sexta-feira e as 9h00 de segunda-feira, 27 de Junho, coloca em causa a assistência à população e obriga as grávidas a deslocarem-se até Faro».

Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), confirmou ao Sul Informação o encerramento do Bloco de Partos, em Portimão, até segunda-feira, mas, ao contrário do que aconteceu na passada semana, o serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia vai manter-se em funcionamento.

Segundo a responsável, «está aberta a urgência de Ginecologia e Obstetrícia para grávidas até às 22 semanas. As grávidas com mais de 22 semanas irão ser transferidas para Faro. Para isso, está montado todo o dispositivo de emergência, em coordenação com a Proteção Civil, INEM, CODU e os nossos enfermeiros especialistas, que estão na retaguarda, para que, se alguma senhora precisar de ser transferida, possa ser transferida de ambulância».

Esta falta de pediatras também causará constrangimentos nos serviços de urgência desta especialidade, tanto em Faro, como em Portimão. «Vamos ter ou em Faro, ou em Portimão, as especialidades de pediatria no serviço de urgência, mas vai alternar. Por exemplo, amanhã, sei que temos pediatra em Portimão, mas não temos em Faro, e depois, no domingo, será ao contrário».

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Tendo em conta a escassez de pediatras, «são os clínicos gerais, que fazem normalmente o atendimento e resolvem 90% das situações que envolvem crianças. Numa situação em que for necessário o apoio do pediatra, o doente será transferido para o local onde estiver o pediatra».

No que diz respeito às situações de emergência, «serão tratadas quer num lado quer noutro, porque temos sempre a equipa que dá apoio à sala de emergência dos cuidados intensivos pediátricos, que continuam a funcionar. É uma escala à parte».

Além disso, garante Ana Varges Gomes, «temos pediatras nas instituições, quer numa quer noutra, que garantem o apoio aos doentes lá internados. Temos apenas cinco pediatras em toda a região com capacidade para fazerem 24 horas de urgência. Por isso, é fácil perceber porque é que eu não tenho pediatras. Não é porque eu tenha pediatras de férias, é porque os prestadores de serviços não vêm nesta altura trabalhar e eu não os posso obrigar a vir».

No seu comunicado, os deputados do PSD Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos dizem que, entre as 21h00 desta sexta-feira e as 9h00 deste sábado, 25 de Junho, e depois, novamente, entre as 21h00 de amanhã e as 9h00 de segunda-feira, «o Hospital de Portimão vai ficar sem pediatras na Urgência Pediátrica, Neonatologia, Pediatria e Berçário».

No entanto, Ana Varges Gomes nega que assim seja: «o que será afetado é o Serviço de Urgência pediátrica em Faro, ou em Portimão, e o Bloco de Partos em Portimão. No internamento, vamos ter pediatras que garantem que as crianças internadas sejam vistas por um pediatra, mas sendo um único não pode estar em todos os sítios ao mesmo tempo», concluiu.

 

 



Comentários

pub