Biblioteca Lídia Jorge acolhe recital de poemas de José Saramago

Na próxima quinta-feira, 23 de Junho

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, vai acolher um Recital de Poesia de Homenagem a José Saramago, na próxima quinta-feira, 23 de Junho. 

A iniciativa acontece no âmbito do centenário de José Saramago e será coordenada por Eduardo Ramos, com declamação de Jorge Soares, a partir do livro “Os Poemas Possíveis”.

O recital tem entrada gratuita.

Eduardo Ramos é cantor, compositor e executante de música medieval Galaico-Portuguesa, música árabe, música sefardita e cantigas portuguesas tradicionais, cantando igualmente alguns poetas portugueses com música de sua autoria.

Jorge Soares é oriundo das artes cénicas, com um percurso que lhe permitiu contactar com diversos encenadores e companhias, nacionais e estrangeiras. Bonecreiro, ator e encenadora, cabe-lhe dizer na noite da próxima quinta-feira, poemas como “Criação”.

“Os Poemas Possíveis” é a primeira obra poética de José Saramago, publicada pela primeira vez em 1966. Nestas composições descobrem-se temas que marcam o seu percurso literário, como a liberdade, a fraternidade e a luta. Uma luta disfarçada, por dentro das palavras, na medida em que estes eram os “poemas possíveis” da altura, quando a censura espiava a alma dos escritores.




Comentários

pub