“AvancaGIGANTES” anima Algarve com muito cinema

1500 alunos do Algarve participam com os professores neste projeto

O “AvancaGIGANTES” passa no Algarve durante o mês de Junho para uma maré de cinema de animação. 

Este é um projeto de “cinema para os que estão sempre a crescer”, envolvendo em visionamentos comentados, crianças desde o pré-escolar aos jovens do ensino secundário.

No final do ano escolar, perto de 1500 alunos do Algarve participam assim, com os professores, num projeto de dinamização educativa e cultural através do cinema de animação.

O projeto inclui a exibição de filmes para todas as idades, selecionados por nível de ensino que envolvem os Agrupamentos de Escolas de Albufeira, João da Rosa – Escola E.B.1 da Cavalinha (Olhão), António Aleixo – Escola do Pontal (Portimão), Vila do Bispo e a Escola Secundária de Loulé.

Há ainda a colaboração dos Municípios de Albufeira e Vila do Bispo no evento que, no Algarve, tem coordenação de Isa Catarina Mateus e participação das professoras responsáveis nas escolas: Manuela Jorge, Isadora Mateus, Anabela Gaspar e Maria do Carmo Chaves.

A seleção de filmes reúne curtas de animação oriundas maioritariamente da Europa (Bélgica, Eslovénia, França, Itália, Macedónia, Rep. Checa e Turquia), mas também do resto do mundo (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, EUA, Japão e Singapura).

Do projeto fazem também parte vários filmes portugueses, como “Amo-te Cigarra”, de Francisco Lança, a curtíssima “Galope”, de Raquel Felgueiras, ou o filme “A Tua Vez”, nascido da autoria do cineasta multi-premiado olhanense Cláudio Jordão, e co-realização de David Rebordão.

«Os filmes abordam temáticas que se preocupam com o meio ambiente, com o mundo, mas também com as difíceis e sempre complexas relações humanas e interculturais, bem como com a nossa relação com a arte e o próprio cinema», lê-se no comunicado enviado às redações.

O “AvancaGIGANTES”, tendo nascido como um projeto de dinamização educativa e cultural, marca os 25 anos de realização ininterrupta do Festival Internacional de Cinema AVANCA.

O projeto conta com o apoio das Federações Portuguesa e Internacional de Cineclubes (FPCC e FICC), da Direção Regional de Cultura do Algarve (através do programa “JCE – Juventude, Cinema, Escola” e do programa HARPA – História, Artes e Património do Algarve) , da “RBE – Rede de Bibliotecas Escolares”, do Programa PEEA – Educação Estética e Artística, e tem curadoria de António Costa Valente, investigador do CIAC e docente da Universidade do Algarve.



Comentários

pub