Ambiente, música, cinema e gastronomia animam “Open Day” do MED

No domingo, 3 de Julho

Ambiente, música, cinema e gastronomia vão animar o “Open Day” do MED no último dia do festival, domingo, 3 de Julho. 

«Queremos que todos possam usufruir deste evento. E, apesar de nesse dia já não termos os grandes cabeças-de-cartaz, quem aqui vier no domingo vai poder vivenciar um pouco do espírito do Festival, através de algumas propostas musicais e de outros conteúdos interdisciplinares», explica Carlos Carmo, diretor do MED.

O programa do “Open Day” arranca na Casa do Meio Dia, às 18h30, com a Conferência “Sustentabilidade Ambiental nos Festivais de Música”.

Numa iniciativa que tem como parceiro a APORFEST – Associação Portuguesa de Festivais de Música e com moderação do seu presidente, Ricardo Bramão, a preocupação para com o ambiente na organização dos festivais vai ser o mote desta tertúlia que contará com a presença da jornalista Catarina Canelas, de Alexandra Teodósio, vice-reitora da Universidade do Algarve, da cantora Viviane, Verónica Guerreiro (Loulé Design Lab) e ainda de Carlos Carmo, diretor do Festival e vereador do Ambiente.

Já dentro do recinto convencional do festival o foco vai estar desde logo num Património Cultural Imaterial da Humanidade que tem estado sempre presente no MED desde que recebeu esta distinção, em 2013: a Dieta Mediterrânica.

A partir das 19h30, os Claustros do Convento Espírito serão o cenário para workshops de culinária onde são valorizados os produtos locais e esta tradição e cultura alimentar.

A Tertúlia Algarvia é um dos parceiros desta iniciativa e a sua chef Alexandra irá cozinhar cataplana de frango com amêndoas, alperces e especiarias e gaspacho de tomate e melancia.

O outro parceiro é a Associação In Loco, que, através de Margarida Vargues, irá elaborar um empadão de lentilhas mediterrânico, enquanto que Rui Palma apresentará um gaspacho de melancia com morangos, queijo de cabra fresco e
manjericão.

Sustentabilidade, respeito pelos ciclos agrários e promoção de hábitos alimentares saudáveis são, pois algumas dos benefícios desta tradição secular.

Às 21h00, o Ensemble de Flautas de Loulé e a Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório sobem ao Palco Matriz para um espetáculo que irá mostrar o talento musical que existe em Loulé e aquele que tem sido o trabalho realizado no Conservatório de Música Professor Francisco Rosado. Uma proposta que traz sonoridades mais eruditas a um festival que marca também por essa diversidade musical.

Às 21h45, no Palco Castelo, o Festival MED apresenta um concerto especial com o artista africano Remna.

O filme “Surdina”, musicado por Tó Trips, encerra o ciclo de Cine-Concertos, bem como a celebração dos 18 anos de Festival MED.

Às 22h30, a película de Rodrigo Areias lançada em 2020 vai ter acompanhamento do virtuoso músico que regressa a Loulé, desta vez a solo, depois de duas presenças com os Dead Combo.

 



Comentários

pub