Alcoutim mostra “A Última Gota”

A exposição pode ser visitada de 24 de Junho a 22 de Julho, das 9h00 às 15h30

A inauguração da exposição #AÚltimaGota_Algarve decorre no dia 24 de Junho, às 16h00, na Escola Integrada, em Alcoutim.

A exposição contará com a presença de Paulo Paulino, vice-presidente da Câmara Municipal, e Luís Palma, presidente da direção da Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve (Almargem).

«O evento irá proporcionar ao visitante uma experiência única, imersiva, interativa, com informação sobre o consumo de água no Mundo, em Portugal e no Algarve», refere a Almargem.

«#AÚltimaGota_Algarve” é o último material produzido relativo à candidatura, é apoiada pelo Fundo Ambiental e é inserida no programa “ENEA 2020 – Produção e consumo sustentáveis”», acrescenta.

A inauguração insere-se nas comemorações, em Portugal, da Semana da Desertificação e Seca (organizada pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), que teve início a 17 de Junho – “Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação”.

Centrado na urgência de adotar políticas e medidas à escala local, regional e global, o mote “Superar a Seca Juntos” foi o tema escolhido e anunciado pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD).

O Município, na Presidência do CCDesert (Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação), acolhe o arranque desta exposição, cuja visita é recomendada a toda a população da região e do país.

Nesta exposição, o visitante terá a oportunidade de ficar a saber mais sobre a utilização da água em áreas tão diferentes como o setor doméstico, a agricultura, os campos de golfe e o turismo.

“#AÚltimaGota_Algarve” foi pensada para ser uma exposição que não deixe nenhum visitante indiferente, mas acima de tudo que faça refletir e conduzir a mudanças de atitudes, e contribuir para uma sociedade civil informada e ativa.

Segundo Patrícia Fernandes, técnica da Associação Almargem e responsável pelo acompanhamento de toda a execução da exposição, «Foi bastante desafiante conceber uma exposição em que se conseguisse surpreender o visitante, apresentando informação útil e importante, mas de uma forma leve».

O visitante vai frequentar um espaço reduzido com conceito diferente, com recurso a materiais com o mínimo de pegada hídrica possível.

«O que se pretendia era conceber uma exposição que marque quem a visita e que leve os visitantes a recomendá-la a outras pessoas. Mas acima de tudo que contribua para informar e sensibilizar a população e que leve a mudanças reais de comportamento», acrescenta a técnica da Associação.

A Almargem convida toda a população a visitar esta exposição, com entrada livre, de 24 de junho a 22 de julho de 2022, de 2ª feira a 6ª feira, das 09h00 às 15h30.

A Associação foi fundada em 1988, é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), de âmbito regional, com sede em Loulé, em que desenvolve ações em várias áreas, sobretudo no foro da conservação do património natural e cultural, da educação para o desenvolvimento sustentável e da intervenção e educação comunitária.



Comentários

pub