Águas do Algarve e Cruz Vermelha juntam-se para lançar projeto “Aguarte * Torna-te Água”

Projeto pretende promover a consciência ambiental através da Arte

O inovador projeto “Aguarte * Torna-te Água”, projeto social de educação ambiental para uma relação consciente com a Água que une a empresa Águas do Algarve à Cruz Vermelha Delegação de Faro/Loulé vai ser apresentado no próximo dia 9 de Junho, em Faro.

A assinatura do protocolo entre as duas entidades promotores acontecerá na delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, Edifício do Colégio de Santiago Maior, que também acolhe o Teatro Lethes, em Faro, às 10h30 de dia 9.

Inserido no Projeto de Educação Ambiental da Águas do Algarve denominado “Águas Sem Fronteiras”, o novo projeto dinamizará a consciência hídrica junto de vários públicos: Jovens, Adultos, Seniores e comunidade em geral.

«Este projeto prevê a utilização de diversas formas de expressão artística como meio transmissor da mensagem de preservação da água e o seu valor intrínseco à vida humana, não só no sentido biológico, mas também como arquétipo histórico de desenvolvimento social e económico. Neste, a Água, além de matéria prima essencial à vida humana, surge como elemento arquétipo ligado às emoções, conectando-se a tudo aquilo que nos torna humanos, as sensações, as emoções e a sua expressão artística», explica Teresa Fernandes, porta-voz das Águas do Algarve e responsável pelo seu projeto de Educação Ambiental.

Teresa Fernandes sublinha que «o valor da Água, enquanto recurso, não é adequadamente percecionado pela generalidade da sociedade civil. Esta circunstância reflete-se, de forma clara, no modo como a água continua a ser desperdiçada ou, também, nas constantes críticas ao “preço” da água. Na verdade, e apesar da água ser a única coisa sem a qual não podemos viver, dos vários serviços que utilizamos nas nossas casas, e em todo o lado, é habitualmente aquele que os cidadãos mais “regateiam”. Porquê? Simplesmente porque as pessoas não têm uma perspetiva real sobre a importância deste recurso na sua vida (exceto quando falta na torneira…)».

Face ao panorama existente, e «por se entender ser absolutamente fundamental alterar a perceção sobre este importante recurso, numa altura em que os desafios que se colocam relativamente à sua gestão são cada vez maiores e mais complexos», a empresa Águas do Algarve remeteu convite de parceria à Cruz Vermelha de Faro/Loulé, para «uma união de esforços e competências no que diz respeito à consciencialização social da água no desenvolvimento pessoal, humano e comunitário».

Abrindo “a cortina” deste vasto projeto, aquela responsável adianta que a temática será explorada através de sessões grupais psico-educacionais com adolescentes e jovens, pretendemos revelar o potencial transformador da arte com uma abordagem integrativa,

Por outro lado, salienta. «através da voz-terapia pretendemos dar voz a este elemento essencial à vida pela vibração do som e a contactar a nossa voz ritual num reconhecimento deste elemento e o desenvolvimento de um olhar valorizador que nos reconecta com a natureza e a importância dos seus recursos», enquanto «através da Biodanza experienciar a reconexão ao elemento água através do movimento, reconhecendo e integrando as expressões do movimento associadas às características da água, como a fluidez, a capacidade de fusão e a cenestesia».

Mas haverá ainda a criação de um grupo de Teatro Sénior, «centrado na escassez dos recursos hídricos, desenvolver, a partir de experiências de vida, jogos dramáticos e de exercícios de concentração, flexibilidade e expressão, um processo de consciencialização para um uso consciente dos recursos hídricos».

Numa fase posterior, «o foco será a exibição de todos os trabalhos preparados ao longo do projeto, através de mostra pública das performances construídas no primeiro eixo; num espetáculo que incluirá performance de movimento e voz, teatro e exposição de trabalhos expressivos dos jovens».

O programa incluirá workshops, artes plásticas, teatro e música, de modo a criar «consciência ambiental através da Arte».

Estão já programadas três apresentações em Outubro: no dia 4, no Teatro Lethes, em Faro, no dia 8, no Auditório de Castro Marim, e finalmente no dia 20, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.

 
 



Comentários

pub