Água é vida

Há pequenos gestos quotidianos que podem fazer toda a diferença

Créditos da foto: Aaron Burden_unsplash

Em Maio, a seca severa atacou quase todo o território português continental. A notícia baseada nos dados partilhados pelo Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA), deve alarmar-nos. Bastante.

A situação de seca meteorológica agravou-se em todo o território no final de Maio com um aumento muito significativo da área em seca severa, estando agora nos 97%,1 em percentagem do território. Segundo o índice meteorológico de seca (PDSI), em Abril estava nos 4,3%.

As situações de seca são frequentes em Portugal Continental, sendo as regiões a Sul do Tejo as mais suscetíveis e afetadas, com consequências desastrosas na agricultura, na pecuária, nos recursos hídricos e no nosso bem-estar. Recordo-me de quando, em criança, aconteceram momentos de seca, a água não saiu da torneira e de como isso me perturbou.

Precisamos de estar despertos para este grave problema e contribuir com pequenos gestos para que não cheguemos ao ponto de sermos confrontados com medidas de racionamento do consumo de água.

O que podemos fazer então?

Partilho consigo sete medidas simples e sustentáveis que poderá aplicar a partir de hoje.

1 – Feche a torneira enquanto lava as mãos ou os dentes

Para lavar os dentes, use um copo com água (em vez da cascata de água a jorrar da torneira enquanto esfrega os dentes e bochecha). Quando for lavar as mãos, desligue a torneira enquanto as ensaboa. Se tiver filhos, ensine-os a fazerem o mesmo.

2 – Desligue a torneira enquanto lava a louça à mão

Se não tiver um bom alguidar, encha o lava-louça com água e feche a torneira. Ligue-a apenas quando precisar de retirar o excesso de espuma. Era assim que a minha avó fazia. Já agora, veja se o seu detergente é eficaz e não abuse na sua utilização. Respeite as quantidades indicadas para cada lavagem. Poupe água, tempo e dinheiro.

3 – Aproveite a água de lavar os alimentos

O bom do alguidar também poderá ser utilizado aqui. Quando lavar as folhas de alface, os tomates, a fruta, coloque o alguidar por baixo e a seguir use essa água para regar as plantas ou mesmo para o autoclismo.

4 – Aproveite a água do início do duche

Se gosta de duches com água bem quente vai a partir de hoje perceber a quantidade de água que desperdiça(va) sem necessidade. Solução: tenha por perto um recipiente (um balde, mesmo) e aproveite essa água. Se achar «ridículo», recorde-se disto: existem no planeta pessoas que percorrem quilómetros para buscar a mesma quantidade de água — para cozinhar alimentos, para beber — que você está a desperdiçar só pelo prazer de um duche quente. Um balde de água desperdiçado: um luxo para si, uma necessidade para milhares de pessoas.

5 – Regue as suas plantas ou jardim à noite

Se é como eu e tem uma varanda com aromáticas e plantas decorativas comece a regá-las à noite. Ao fazê-lo está a evitar desperdiçar a água que evaporaria se o fizesse de manhã ou à tarde. Além disso, veja esta eventual mudança como uma nova rotina, um momento de relaxamento após um dia de trabalho. Só vantagens.

6 – Verifique se não tem torneiras ou autoclismos com fugas

Uma torneira a pingar incomoda e desperdiça muita água: um «ping ping» de 5 em 5 segundos desperdiça cerca de 30 litros de água por dia, 10 mil litros de água por ano. É muita água! Por isso, verifique se as suas torneiras não têm fugas.

7 – Utilize os seus eletrodomésticos de forma inteligente

Espere que a máquina de lavar louça ou roupa esteja com a carga completa, evite as pré-lavagens e use os programas «eco», sempre que seja possível. Reveja as classes energéticas dos seus eletrodomésticos e melhore a eficiência energética da sua casa. Estes eletrodomésticos consomem menos água e menos eletricidade O ambiente e o seu orçamento familiar agradecem.

 

A água é essencial para a vida. A situação de seca severa que estamos a viver é mais um sinal do aquecimento global, de como os comportamentos da Humanidade influenciam negativamente o nosso planeta Terra.

Podemos dizer que a culpa é do Outro, assobiar para o lado, mas a verdade é que, como afirmou John Kennedy «O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais.»

Há, na verdade, pequenos gestos quotidianos que podem fazer toda a diferença. Basta estarmos mais despertos para o que realmente importa.

 

Fontes:
https://www.ipma.pt/pt/oclima/observatorio.secas/

https://unric.org/pt/objetivo-6-agua-potavel-e-saneamento-2/

 

 

 

Autora: Analita Alves dos Santos é uma Mãe preocupada com questões ambientais… e não só

 

 

 



Comentários

pub