A Lara, de «um mês e pouco», estreou Projeto de Consultas Descentralizadas em Aljezur

Bebé filha de um casal de imigrantes brasileiros foi a primeira a ser consultada, ao pé da sua casa, pela médica pediatra e pelo enfermeiro do CHUA

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A pequenina Lara tem «um mês e pouco», vive numa das pontas da vila de Aljezur, mas já teve direito a uma consulta de pediatria que inaugurou, no Algarve, um novo projeto que junta o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Administração Regional de Saúde. Trata-se do Projeto de Consultas Descentralizadas CHUA + Proximidade.

Por volta do meio dia, junto à sua casa na zona da Barrada, a jovem mãe, Jamile Rodrigues, de nacionalidade brasileira, esperava sorridente, com a filhinha nos braços, que chegasse a equipa para a primeira consulta de pediatria da menina.

A bordo da nova unidade móvel do Centro de Saúde de Aljezur, a Lara foi pesada e medida pelo enfermeiro João Manuel, da Pediatria da unidade de Portimão do CHUA, e depois examinada com atenção pela médica pediatra Maria Auxiliadora Pereira.

«É ótimo! Ajuda muito a ter mais confiança», garantiu a mãe Jamile ao Sul Informação. «É ótimo que seja a pediatra a vir até à gente para ajudar, ver se a neném está bem», continuou. Jamile chegou a Portugal há apenas cinco meses, para viver com o seu marido que trabalha em Aljezur, e seria muito difícil ir até ao hospital, em Portimão, para uma consulta, até porque não há transportes públicos suficientes para facilitar a viagem.

É isso mesmo que a médica pediatra Maria Auxiliadora Pereira salienta, ao nosso jornal: «é muito importante conseguir chegar aos doentes, melhorar o seu acesso à saúde. Muitas pessoas moram em lugares distantes do hospital, muitas vezes também não têm recursos para fazer essa deslocação. Assim, somos nós que chegamos até essas pessoas».

A pediatra recorda que Jamile e a sua filhinha Lara têm sido seguidas «pelo Centro de Saúde, mas pela médica de família e pela enfermagem. O que vim aqui fazer foi a avaliação por parte da pediatria». E isso pode fazer a diferença. Felizmente, no caso da Lara, tudo estava bem, tendo-se revelado uma menina de boa saúde.

A jovem mãe Jamile garantiu que vai continuar a aproveitar esta oportunidade para ter uma pediatra a seguir a evolução da sua filha.

 

Jamile com a pequena Lara – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

E assim, será, uma vez por mês, no caso da Pediatria na primeira quarta-feira de cada mês. As mães e crianças que quiserem, só têm de agendar a consulta junto do Centro de Saúde de Aljezur, que depois será a equipa da pediatria, com a Unidade Móvel de Saúde devidamente equipada, que irá ter com as pessoas, junto ao seu local de residência. «A ideia é aproveitar o máximo as 8 horas por mês que vamos estar aqui em Aljezur», explicou a pediatra Maria Auxiliadora Pereira.

Por ontem, 1 de Junho, ter sido o Dia da Criança, a primeira especialidade a começar este novo projeto foi a Pediatria. Mas outras se lhe seguirão: para começar, haverá ainda consultas de Medicina Interna e de Cirurgia Geral, sempre em locais cujas deslocações dos doentes são mais complexas. Aljezur é o primeiro Centro de Saúde, mas está previsto, nos próximos meses, alargar esta oferta.

Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração do CHUA, adiantou, na apresentação do projeto no Centro de Saúde de Aljezur, que a «expansão já prevista» será para São Bartolomeu de Messines (Silves), Albufeira e Tavira, sempre em coordenação com os respetivos Centros de Saúde.

«Este é um primeiro passo no Algarve, mas também em muitas outras regiões», resultando da «interligação entre os cuidados de saúde primários e os cuidades de saúde hospitalares», acrescentou Ana Gomes.

Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, por seu lado, começou por salientar que «o principal desafio que temos no Serviço Nacional de Saúde é dar acesso às pessoas. Há um caminho a fazer e que está a ser feito nos Centros de Saúde, nos hospitais, mas queremos apostar também nestas consultas descentralizadas».

No âmbito da Saúde Mental, por exemplo, isso já acontece há algum tempo, com bons resultados, pelo que aquele responsável augura o melhor para este Projeto CHUA + Proximidade.

E acrescentou que não serão apenas os utentes a ter benefícios, os próprios profissionais de saúde também os terão. É que o projeto, ao promover a deslocação, ao Algarve profundo, da equipa de pediatria dos hospitais, também irá «pôr os nossos profissionais a falar uns com os outros. Desta interação, só podem resultar boas coisas».

 

José Gonçalves entrega a chave do carro a Ana Gomes e Paulo Morgado – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

«Hoje estou particularmente feliz», garantiu, por seu lado, José Gonçalves, presidente da Câmara de Aljezur. «Fico feliz quando se faz as coisas acontecer a bem das pessoas. Essa é a nossa missão principal, enquanto autarcas».

Garantindo que este novo projeto, que ontem arrancou, a nível regional, em Aljezur, «vai fazer toda a diferença», José Gonçalves lembrou que «a saúde tem sido, ao longo dos anos, uma preocupação dos autarcas deste concelho».

Entre os investimentos feitos pela autarquia, recordou a sala de fisioterapia que a Câmara instalou no Centro de Saúde, bem como o gabinete de dentista, a compra da Unidade Móvel de Saúde, a garantia de alojamento para o novo médico de saúde familiar que começou a trabalhar no concelho no início do ano, ou mesmo a «proximidade e esforço durante estes dois anos da pandemia».

Ontem, no arranque do novo projeto, a Câmara de Aljezur deu mais uma ajuda preciosa: entregou ao CHUA uma viatura elétrica novinha em folha, para transportar a equipa (médico e enfermeiro) que todas as semanas virá até ao concelho. A própria presidente do CHUA considerou esta ajuda «fundamental», já que o Centro Hospitalar, por si só, não teria viaturas disponíveis para as deslocações.

«A proximidade é fundamental: trazer as especialidades a Aljezur é um conforto para as pessoas que não terão de se deslocar, perdendo um dia inteiro, com a dificuldade de transportes públicos que temos», acrescentou o autarca.

Este protocolo entre as três entidades – CHUA, ARS e Câmara de Aljezur – prova, na opinião do edil José Gonçalves, que «quando há vontade, com estas parcerias consegue-se fazer as coisas».

«Não está tudo perfeito» na Saúde, admitiu, mas «este é um estímulo para um passo que ainda não demos, mas que estamos a estudar, o da transferência das competências na área da saúde», concluiu o autarca aljezurense.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub