A brincar, crianças celebraram a água e a importância de a poupar

Festa do torneio “Águas Sem Fronteiras”, da Águas do Algarve, aconteceu esta quarta-feira em Quarteira

Música, capoeira e jogos lúdicos animaram a manhã de dezenas de crianças das turmas vencedoras do torneio “Águas Sem Fronteiras”, que teve como principal objetivo alertar os mais novos para a importância da água e da sua preservação. 

A grande festa realizou-se esta quarta-feira, 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, na praia da Gaivota, em Quarteira, onde se juntaram os alunos e professores das seis turmas vencedoras do concurso organizado pela Águas do Algarve: equipa “Os Criativos” do 5.º ano da Escola Básica de São Vicente, Vila do Bispo; equipa “100Água” do 9.º ano da Escola Básica de Castro Marim; equipa “As Gotas” do 2/3.º ano da Escola Básica J.I. 1º Ciclo D. Francisca de Aragão, Loulé;  equipa “Os Pocinhas” do 4.º ano da Escola Básica nº 4 de Olhão; equipa “7ºG Tecno” do 7.º ano da Escola Básica Tecnopolis, Lagos; e SL-3B da EB1 de São Luís, Faro.

Do 1.º ao 3.º ciclo, todos os alunos algarvios foram convidados a realizar uma peça publicitária que alertasse a comunidade para as questões associadas ao uso eficiente de água, tendo sido entregues quase duas centenas de trabalhos.

Destes 200, destacou-se a equipa «Os Pocinhas» do 4.ºA da Escola Básica n.º 4 do Concelho de Olhão, que foi a vencedora do grupo do 1.º ao 5.º ano de escolaridade, e o 7ºG, da Escola Básica Tecnopolis de Lagos, do grupo do 6º ao 9º de escolaridade.

«O mais importante desta iniciativa foi eles aprenderem medidas para poupar a água e como é importante a água no nosso planeta. No meio da brincadeira e dos trabalhos, eles conseguiram assimilar melhor esse conteúdo e ficaram muito contentes por ter ganho», afirmou a professora Leonor, da Escola Básica n.º 4 do Concelho de Olhão, ao Sul Informação.

«A escola não é só papel e caneta, estas iniciativas são muito importantes e eles também aprendem assim a brincar», frisou a docente.

Na opinião de Isabel Soares, vice presidente do Conselho de Administração da Águas do Algarve, «é extremamente importante começarmos pelos mais novos», sendo que «a educação ambiental tem de ser levada a toda a gente».

Neste sentido, Isabel Soares explica que a Águas do Algarve tem feito um trabalho de pôr em prática várias atividades, para várias idades, que alertam para a temática.

«Hoje, estas crianças tiveram a oportunidade de vir para aqui, de poderem estar junto da natureza e da praia. Nada melhor do que celebrar o Dia dos Oceanos alertando-os para as alterações climáticas, que, para nós, é uma preocupação muito grande», continua Isabel Soares, frisando que tanto as autarquias como as empresas têm «a responsabilidade e obrigação de os sensibilizar para estes problemas».

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Carlos Carmo, vereador da Câmara Municipal de Loulé, salientou que é «com muito gosto» que o concelho recebe esta iniciativa.

«Estão aqui todos os ingredientes reunidos para que este projeto cumpra o seus objetivos – a sensibilização para a importância do uso eficiente de água, mas também para os alunos perceberem o quão valioso é este bem que nós deixámos de valorizar sem sequer nos apercebermos».

O autarca aproveitou ainda para relembrar a seca que este ano tanto afeta o país e o Algarve, fruto das alterações climáticas.

«Todas as entidades que concorrem para este objetivo devem ter aqui uma ação muito concentrada de senilização para toda a população, mas, na minha opinião pessoal, essa ação é ainda mais importante nas escolas porque é aqui que podemos mudar aquilo que é o paradigma nesta matéria», rematou Carlos Carmo.

Entre as 10h00 e as 13h00, as crianças destas escolas foram convidadas a desfrutar de uma manhã com muitas atividades que, uma vez mais, alertaram para questões ambientais.

Luna, aluna do 7.º ano da Escola Básica Tecnopolis de Lagos, disse ao Sul Informação que considera muito importante que as pessoas perceberam como poupar água. «A água está a acabar e está a ser difícil ter água potável, por isso é muito  importante que as pessoas se preocupem mais com a água».

O evento organizado pela Águas do Algarve, com apoio da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara de Loulé, juntou cerca de 150 alunos.

«Este é o culminar da primeira fase do projeto, pois vamos ter muitas mais ações a decorrer até ao final do ano. Estamos muito satisfeitos com a adesão das escolas e é uma grande alegria ter aqui, neste dia, tanta gente a celebrar o mar, o ambiente, a natureza e a água», rematou Teresa Fernandes, responsável de comunicação da Águas do Algarve.

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

 



Comentários

pub